quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alimentação Viva - Por Alexandre Pimentel * 

Alimentação Viva - Por Alexandre Pimentel *

Onde encontrar verduras e sementes orgânicas

Em sua cidade você sempre deve procurar produtores orgânicos que plantem para alimentar pessoas. Além de vegetais e hortaliças de qualidade eles podem lhe fornecer as sementes e a terra para sua produção caseira. Também as feiras orgânicas e lojas de produtos naturais, além de alguns supermercados, oferecem hortaliças e sementes puras.

Tenha cuidado com verduras hidropônicas produzidas em escala, apesar de a maioria não utilizar venenos, é necessário o acréscimo de certos minerais em grande quantidade à água, tornando a verdura desequilibrada e geradora de doenças.

Faça uma horta caseira

Além da produção caseira de brotos e grãos germinados, você pode descobrir que a horta em casa é uma atividade altamente terapêutica tanto no sentido da alimentação quanto da atividade física, já que é altamente prazerosa e movimenta toda a musculatura.
Para a excelência nesse investimento, são necessários alguns instrumentos como pá de corte, pá de concha, enxada, ancinho, baldes, regador, mangueira e outros. No menor dos espaços você pode plantar couve, brócoli, rúcula, alface, tomate e outras hortaliças.
Num espaço maior você pode plantar muitas frutas e hortaliças maiores como abóboras, melancias e melões. Quando mexemos na terra, levamos sementes ao solo, regamos, cuidamos dos canteiros, colhemos e consumimos, estamos imitando Deus e possibilitando vida para centenas de seres.

Você instalará um novo ecossistema em seu quintal onde além de gêneros comestíveis poderá plantar flores e plantas decorativas que lhe trarão grande alegria. Não esqueça de plantar girassol ao redor de sua horta ou terreno, eles servirão de alimento para pássaros e insetos que não virão a seu plantio. Afinal, na natureza, deve haver espaço para todos pois todos desejam comer com qualidade.

Existem muita informação sobre hortas caseiras na Internet. Também as prefeituras através das secretarias de agricultura, assim como as sedes da Embrapa e da Emater, normalmente oferecem por escrito as técnicas de plantio doméstico. Morei em uma cidade onde havia hortas comunitárias, espaços onde a vizinhança se reúne para plantar e dividem as colheitas. Fica aqui a sugestão !

Como orientação geral, sugiro que o leitor interessado comece com a organização de um minhocário. Você deve fazer uma armação com pedras, tijolos, madeiras ou utilizar um grande cano de cimento, desses sem fundo. Dentro dessa armação que poderá medir 50cm.X 50cm. por 50cm. de altura, você colocará em camadas restos de folhas, cascas ou estrume de animas na proporção de uma parte para duas de terra, colocando algumas minhocas e deixando fermentar por uns 30 ou 40 dias.

Após esse período você ficará surpreso com o surgimento de minhocas gigantes e bem criadas. Então você espalhará esse húmus com minhoca e tudo sobre seus canteiros que deverão ser fofos e ,se possível, modelados com tijolos ou pedras para que a terra não se espalhe com as chuvas.

A partir daí é tudo com você ! Descubra as melhores épocas para plantio. Pesquise sobre técnicas biológicas, permacultura e agricultura biodinâmica. Estou à disposição para passar as melhores informações através de meu endereço eletrônico que você encontra na apresentação desta obra.

Um milagre chamado clorofila

Do ponto de vista químico a clorofila tem quase todos os componentes do sangue. Foi o Dr. Richard Willstatter, um químico alemão, que descobriu as semelhanças existente entre a molécula de clorofila e a de hemoglobina, substância vermelha do sangue, responsável pelo transporte do oxigênio para as células.

Leia este artigo completo a partir de segunda feira 19/07/2010

1 comentário:

  1. Já li o artigo... gostei e obrigado pelos conselhos.
    Eu própria tenho uma hortinha no meu quintal da casa da provincia... que vou cultivando e recultivando um pequena espaço... pois também não tenho tempo para mais... mas já este ano de lá colhi... e comi... alfaces, alhos, que deu para oferecer... e gastar nos meus cozinhados por alguns meses... coentros que vou congelando, e gastando... feijão verde que ando a comer e oferecer... espinafres e nabiças que já se foram...maravilha...
    Daqui a pouco mais... tomate, alface e espinafres, aboboras cebolas e pimentos a crescer... que tal??? Adoro brincar com a horta, e ter o prazer de comer o que consigo lá criar... para além do sabor especial...o prazer de ver crescer.

    Xau até sempre Ly

    ResponderEliminar