terça-feira, 31 de maio de 2011

Lisboa condecora a popular Florbela Queiroz

Teatro

Lisboa condecora a popular Florbela Queiroz

“É uma novidade para mim, não fazia a menor ideia, estou surpreendida, não sabia de mesmo de nada”, disse Florbela Queiroz com mais de 50 anos de carreira teatral.
Sou alfacinha, nasci na rua da Cruz da Carreira, e será pela minha carreira, e nesse sentido acho que as homenagens devem ser feitas em vida”, continuou a atriz de 68 anos.
A Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, foi entregue à actriz pelo presidente da Câmara, António Costa, durante a última apresentação da revista “Vai de em@il a pior”, que marcou o regresso da atriz aos palcos após 15 nos anos.
Esta é uma peça que hei-de sempre recordar, pois foram-me buscar após 15 anos sem fazer teatro, e foi um êxito, o que demonstra que ainda tenho talento”, disse a actriz.
Florbela Queiroz referiu que o facto de ser distinguida por um edil socialista “demonstra que vivemos em democracia, pois eu até sou do CDS/PP”.
A actriz que na televisão participou, entre outras, nas telenovelas “Origens” e “Na Paz dos Anjos”, recordou os tempos em que “durante a guerra colonial vesti o camuflado, aprendi a atirar e fui para juntos das tropas em Angola e Moçambique, tentar minimizar as saudades que sentiam de casa, fiz muito pelo meu país, apesar disto não ser hoje tão apreciado”.

Florbela Queiroz tornou-se conhecida com a peça “O pecado mora ao lado” de Henry Miller, encenada por António Pedro, no Teatro Avenida, mas estreara-se no Nacional, aos 13 anos, pela mão de Amélia Rey Colaço que a escolheu para um papel na peça “As Bruxas de Salem”, de Arthur Miller.
De facto ganhei muitos prémios com essa peça, mas o que me tornou de facto popular, sem poder andar na rua, foi a série televisiva ‘Enquanto os dias passam’ que eu fazia com o João Lourenço, e muitos outros atores de gabarito”.
Eu o que mais fiz foi de facto televisão, mais que revista ou comédias, apesar do muito sucesso que sempre tive, felizmente”, referiu.
Figura regular desde o começo da televisão, mais recentemente participou nas telenovelas “Origens” (1983), ou “Passerelle” (1986), e após um interregno na série “Pisca-Pisca” (1989), e em “Todo o tempo do mundo” (1999).
A estreia no cinema de Florbela data de 1956, dirigida por Arthur Duarte em “O noivo das Caldas”, tendo participado em cerca de 10 títulos em que se destaca “Um campista em apuros” (1967), de Herlander Peyroteo.
Participou em cerca de 20 revistas, entre as quais “Bate o pé” (1961), “Sol e Dó” (1962), e “Pr'a frente Lisboa” (1972).
Alcançou êxito também em várias comédias, com realce para “Vamos contar mentiras” (1963), de Alfonso Paso.
(ES)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Música e Letra por Liliana Josué na Rádio Raizonline




Música e Letra por Liliana Josué na Rádio Raizonline


Horário: Sextas feiras das 22horas às 24 horas
Titulo do programa: Música e Letra
Apresentadora: Liliana Josué
Música variada; Leitura de poemas, prosa poética, pequenas crónicas e excertos de livros dos ouvintes que manifestem vontade de enviar para o programa podendo estes ser lidos no próprio dia ou na sexta feira seguinte; ligeiras abordagens a escritores de várias épocas da Literatura portuguesa não cronologicamente (quem quiser que se fale de escritores de outros países terá de fazer o favor de enviar o texto já elaborado). (Para ver horas noutros países carregue aqui s.f.f.)
É já no dia 27 de Maio, conto com todos e divulguem a outros amigos também. Link: http://www.raizonline.com/radio/ só clicar sobre o link indicado e já está a ouvir.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

"Uma Família Portuguesa" apresentada na Finlândia

Teatro

"Uma Família Portuguesa" apresentada na Finlândia

No âmbito da programação de Turku, Capital Europeia da Cultura 2011, foi apresentada a peça "Uma Família Portuguesa", de Filomena Oliveira e Miguel Real, com encenação de Cristina Carvalhal, que estreou na Sala Vermelha, do Teatro Aberto a 25 de Março de 2010.

O texto foi o vencedor da edição de 2008 do Grande Prémio de Teatro Português, promovido pela SPAutores e pelo Teatro Aberto.

O seu percurso passou pelo Festival Gil Vicente, em Guimarães, no Festival Internacional de Teatro de Almada e no Festival Acto Seguinte, na Guarda.
O espectáculo Uma Família Portuguesa está nomeado na categoria de Teatro para o prémio de Melhor Peça/Espectáculo na edição deste ano dos Globos de Ouro promovida pela SIC em conjunto com a revista Caras, cuja Gala terá lugar no próximo dia 29 de Maio.



Zita Ferreira Braga

quarta-feira, 25 de maio de 2011

”A Árvore da Vida” é o grande vencedor do Festival de Cannes

”A Árvore da Vida” é o grande vencedor do Festival de Cannes



‎Hoje, ‎25‎ de ‎Maio‎ de ‎2011, ‏‎há 11 horas atrás | bestcineIr para o artigo completo

“A Árvore da Vida”, um filme do realizador norte-americano Terrence Malick com Brad Pitt no papel principal, arrecadou o prémio mais importante de Cannes, o de ‘melhor filme’. “A Árvore da Vida” conta a história de uma família norte-americana dos anos 50. Na trama, Brad Pitt desempenha o papel de um pai autoritário que é responsável pela educação de três filhos.
''A Árvore da Vida'' é o grande vencedor do Festival de Cannes

Outros grandes vencedores do festival foram Kirsten Dunst, que ganhou o prémio para ‘melhor actriz’, no filme do polémico Lars Von Tier, “Melancholia” e Jean Dujardin.
Dujardin arrecadou o galardão para ‘melhor actor’ pelo seu retrato da estrela de cinema mudo George Valentin, no filme francês “The Artist”.
“A Árvore da Vida” conta a história de uma família norte-americana dos anos 50. Na trama, Brad Pitt desempenha o papel de um pai autoritário que é responsável pela educação de três filhos.
O marido de Angelina Jolie, com quem tem seis crianças, avançou já que o seu estilo de paternidade nada que ver com o da personagem que desempenha no filme.
Afirmou, no entanto, que o filme de Malick levanta várias questões acerca da espiritualidade que também ele próprio enfrentou em criança.
Fonte: SOL

terça-feira, 24 de maio de 2011

CURTA-METRAGEM DA OBRA “OS MAIAS”

CINEMA / TEATRO / CULTURA

DST PROMOVE INICIATIVA CULTURAL INÉDITA

TRABALHADORES PROTAGONIZAM

CURTA-METRAGEM DA OBRA “OS MAIAS”


FILME E LIVRO COM ILUSTRAÇÕES SÃO APRESENTADOS

ESTA SEXTA NO THEATRO CIRCO


A obra “Os Maias” vai conhecer esta semana uma curta-metragem inédita até à data, pois os intervenientes na película são ‘actores’ que todos os dias trabalham no Grupo DST, Domingos da Silva Teixeira.

Num iniciativa inédita, o presidente do grupo, José Teixeira, desafiou os seus colaboradores a representar alguns excertos da obra de Eça de Queirós, passando-os para uma curta-metragem, que terá a sua estreia esta sexta-feira, dia 27 de Maio, às 21h30, no Theatro Circo, em Braga.

Pelas mãos de Ângela Ferreira, artista com um percurso académico e profissional ligado à fotografia e às artes, os trabalhadores da DST representam as personagens principais do enredo queirosiano e verão a sua interpretação materializada na publicação de uma edição especial deste romance e na divulgação da curta-metragem.

A empresa, ligada sobretudo à área da engenharia da construção, assinará também nesse dia um programa de apoio/financiamento de 50 mil euros à Companhia de Teatro de Braga.

O evento, entre outras personalidades, contará com a presença da ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, especialista na obra de Eça de Queiroz.

Para mais detalhes e informações sobre esta iniciativa, poderão ser consultados os seguintes sítios: http://vimeo.com/22776353 e http://os-maias.com.

sábado, 21 de maio de 2011

Congresso da CNIS encerra hoje, sábado, em Santarém

Congresso da CNIS encerra hoje, sábado, em Santarém

Encerra este sábado, dia 21, no CNEMA, em Santarém, o Congresso temático da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Durante dois dias, o objectivo primacial de se lançar luz sobre o Sector Social Solidário e o seu futuro.

«Rumo Solidário para Portugal» é o tema do congresso, aberto a todos os que se preocupam com a solidariedade e que vêem o Sector Social Solidário como uma solução para muitos dos problemas da sociedade portuguesa.

Depois da recepção aos participantes e das intervenções do presidente da Mesa do Congresso, Mário Dias, do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Moita Flores, e do Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, os trabalhos do Congresso arrancaram ontem, às 15h00, com a alocução de Guilherme d’Oliveira Martins (presidente do Tribunal de Contas), subordinada ao tema «Sociedade em crise numa crise global», um tema de grande actualidade, aliás como os demais que ocuparão os demais painéis.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Arte "Allgarve 11" inaugura com obra de Joana Vasconcelos

Cultura Outros

Arte "Allgarve 11" inaugura com obra de Joana Vasconcelos

A programação de arte contemporânea "Allgarve'11" tem o seu início no próximo dia 01 de Junho com a exposição da peça de Joana Vasconcelos "Tutti-Frutti", uma escultura com quatro metros de altura, e centenas de moldes em plástico utilizados pelas crianças para os seus bonecos de areia, uma peça que ficará exposta no Aeroporto de Faro.

Este gelado gigante, bonito na cor e divertido na forma, esteve no stand do Turismo de Portugal durante a Bolsa de Turismo de Lisboa 2011 vindo agora para o Algarve para divertimento de todos os que passarem pelo Aeroporto de Faro.
A escultura Tutti-Frutti é colorida, alegre e sedutora. Adjectivos à parte, apresenta-se na forma de um enorme gelado de cone construído através de inúmeros moldes de plástico usados normalmente para brincar na praia.
O atelier de Joana garante que "À distância, o gigantismo e o colorido captam a imediata atenção do público, e a escala inusitada surge como um convite para a entrada num mundo de ilusão e de fantasia".
Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1971. Vive e trabalha em Lisboa e conta já no seu palmarés com inúmeros prémios.
Desde 1994 que Joana Vasconcelos expõe regularmente quer em Portugal quer no estrangeiro e o seu trabalho representado está em diversas colecções públicas e privadas.



Maria de Carvalho

sábado, 14 de maio de 2011

Jornal Raizonline nº 120 de 16 de Maio de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - A maldição da idade




Jornal Raizonline nº 120 de 16 de Maio de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - A maldição da idade

Hoje em dia vivemos - como sempre temos vivido só que com outras configurações - numa sociedade, por isso mesmo, hoje e sempre, paradoxal no plano das idades. Lembro-me dos tormentos passados para ver por exemplo um filme para maiores de 12 anos quando tinha 10/11 anos, da sensação de frustração ao ser barrado à entrada, de fazer esforços para revender o bilhete tornando-me candongueiro involuntário...enfim, eu queria ser mais crescido, ter mais idade, queria ver um dado filme (na sua maior parte 150% mais inocentes comparando com os que se vêem hoje para idades menores ) ... mas enfim, não estou aqui para saudosismos.

Ora quem me barrava a entrada para entrar no cinema, pedindo-me o B.I. era um senhor com alguma idade já: eram todos senhores com alguma idade já que faziam de porteiros naquela velha esplanada de Cinema com bancadas em pedra para os pobrezinhos e com cadeiras de metal para os «ricos» (ou menos pobres, simplesmente) que só funcionava nos 3/4 meses de Verão. No restante do ano era um outro cinema igualmente com os mesmos senhores a fazerem de porteiros e o mesmo drama dependente da maior ou menor atenção (ou disposição) dos «guardas» das idades.

Cresci (acho que é assim para todos) e embora não me fosse indiferente (não tinha família - irmã com idade sujeita à barragem porteiral) acabei por começar a achar normal ou rotineiro este tipo de selecção...breve, esqueci-me de que já fora daquela idade, que já fora barrado à entrada do cinema e até sentia algum prazer em exibir o BI quando solicitado. Puxava lesto da carteira «Ora toma!!» e depois ficava até ofendido pela dúvida...do ou dos velhos  porteiros. Reparem que eu escrevi «velhos»...

Naquele tempo não se desrespeitavam as pessoas: ficava ressentido, achava talvez que aqueles «velhos» do cinema não sabiam ver as evidências mas tudo se passava nas calmas: aqueles velhos porteiros entre os 12 e os 15 / 16 anos meus receberam alguns murmúrios da minha revolta...depois recomeçaram a sua função desagradável e dolorosa barrando-me a entrada nos filmes para maiores de 17 anos. Aí quis ter mais de 17 anos...

Resumindo, até cerca dos 20 / 25 quis sempre ser mais velho...depois estabilizei nas exigências por um período que situo talvez até aos 45/50 anos e comecei a não querer ser mais velho, ou deveria ter começado a não querer ser mais velho se a minha filosofia de vida não tivesse encontrado a grande desculpa (a mãe de todas as desculpas) de que ser maduro é bom, óptimo mesmo: o maduro é ponderado, é sabido ou julgam-no como tal, e glória das glórias de quando em vez pedem-lhe conselhos (que normalmente pouca gente segue) mas neste caso também o gesto (o pedido) acaba por ser tudo.


 

domingo, 8 de maio de 2011

Poesia de Maria Dulce Saldanha - Poemas: QUANDO TE SOBRAR UM BEIJO; TIVE ENCONTRO MARCADO - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Poesia de Maria Dulce Saldanha - Poemas: QUANDO TE SOBRAR UM BEIJO; TIVE ENCONTRO MARCADO - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

COLUNA de Arlete Deretti Fernandes - A Logosofia - O Autor da Ciência Logosófica - CARLOS BERNARDO GONZALEZ PECOTCHE - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

COLUNA de Arlete Deretti Fernandes - A Logosofia - O Autor da Ciência Logosófica - CARLOS BERNARDO GONZALEZ PECOTCHE - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Coluna de Manuel Fragata de Morais - A prece dos mal amados - CAPITULO UM - O INICIO DO MUNDO - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Coluna de Manuel Fragata de Morais - A prece dos mal amados - CAPITULO UM - O INICIO DO MUNDO - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

COLUNA DE ABILIO LIMA - Noticiário da União Europeia. - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

COLUNA DE ABILIO LIMA - Noticiário da União Europeia. - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

COLUNA DE TOM COELHO - A hora de parar - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

COLUNA DE TOM COELHO - A hora de parar - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

COLUNA do Prof. Menegatti - Desenvolvimento da Liderança...; Crie hábitos vencedores... - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

COLUNA do Prof. Menegatti - Desenvolvimento da Liderança...; Crie hábitos vencedores... - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Jornal Raizonline nº 119 de 9 de Maio de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - O Poema da minha filha - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Jornal Raizonline nº 119 de 9 de Maio de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - O Poema da minha filha - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Uma Ilha do Atlântico Sul - Por Arlete Deretti Brasil Fernandes  - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Uma Ilha do Atlântico Sul - Por Arlete Deretti Brasil Fernandes - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

A primeira Olivetti a gente nunca esquece... - Por Valdeck Almeida de Jesus - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

A primeira Olivetti a gente nunca esquece... - Por Valdeck Almeida de Jesus - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

A Qualidade de Ser Mãe - Por Eugénio de Sá - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

A Qualidade de Ser Mãe - Por Eugénio de Sá - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Poesia de São Tomé e Francis Raposo Ferreira - Poesia de São Tomé - Mãe; Poesia de Francis Raposo Ferreira - Mãe - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Poesia de São Tomé e Francis Raposo Ferreira - Poesia de São Tomé - Mãe; Poesia de Francis Raposo Ferreira - Mãe - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - PATETICES DO CANGURU SAUDADE - Continuação do número anterior - Parte 3 e final - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - PATETICES DO CANGURU SAUDADE - Continuação do número anterior - Parte 3 e final - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - PAULINHO E SEUS TRES AMIGOS - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - PAULINHO E SEUS TRES AMIGOS - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Sobre o cultivo da palavra - Reflexão de Michel Crayon - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Sobre o cultivo da palavra - Reflexão de Michel Crayon - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Epístolas Paulianas - Conversando com a senhorita Anne Frank - Por: João Paulo de Oliveira - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Epístolas Paulianas - Conversando com a senhorita Anne Frank - Por: João Paulo de Oliveira - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Texto sobre Florbela Espanca - Parte X - Américo Durão e «Soror Saudade» - Por Daniel Teixeira - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Texto sobre Florbela Espanca - Parte X - Américo Durão e «Soror Saudade» - Por Daniel Teixeira - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Contos de Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz. - O amor do primeiro beijo - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Contos de Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz. - O amor do primeiro beijo - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

José Varzeano - Simbiose Telúrica de Fragmentos do Ser - Reflexos e reflexões - Poesia - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

José Varzeano - Simbiose Telúrica de Fragmentos do Ser - Reflexos e reflexões - Poesia - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Coluna de Marizete Furbino - De mãos dadas. - Por Adm. Marizete Furbino - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

Coluna de Marizete Furbino - De mãos dadas. - Por Adm. Marizete Furbino - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

SANTEIRIM REALIZA O 20º TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL VETERANO COM A PRESENÇA DE 16 EQUIPAS DE 7 PAISES E CONCEDE ENTREVISTAS AO JORNAL E RADIO RAIZONLINE. - Jornal , Portal e Rádio Raizonline

SANTEIRIM REALIZA O 20º TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL VETERANO COM A PRESENÇA DE 16 EQUIPAS DE 7 PAISES E CONCEDE ENTREVISTAS AO JORNAL E RADIO RAIZONLINE. - Jornal , Portal e Rádio Raizonline