sábado, 4 de junho de 2011

Serpa recebe músicas do mundo

Concertos

Serpa recebe músicas do mundo

Promovido pela Câmara de Serpa, o encontro, que vai realizar-se em dois espaços do centro histórico da cidade baixo-alentejana, a Praça da República e o Espaço da Nora, inclui 19 espetáculos de música para “promover” o concelho, aos níveis cultural e turístico, junto dos vários públicos e artistas presentes, disse o presidente do município, João Rocha.
Através do Encontro de Culturas, que este ano inclui manifestações culturais de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Espanha e México, explicou o autarca, o município quer também “promover” a cultura como “fator de desenvolvimento local” e de “união entre os povos”.
A principal programação musical do encontro, com nove concertos previstos para a Praça da República, sempre a partir das 21:30, arranca dia 01 de Junho com a voz e música pop e soul de Áurea, a jovem revelação portuguesa em 2010.

Na sexta-feira será a vez do concerto de blues do filho do aclamado músico norte-americano Muddy Waters, Muddy Waters Jr., que surgirá em palco acompanhado pelos músicos Igor Prado (guitarra), Donny Nichilo (piano), Nicolas Smoljan (gaita), Rodrigo Mantovani (baixo) e Patrício Raffo (bateria).
Seguem-se o fado de Joana Amendoeira (sábado), a música do projeto português “Baile Popular” (domingo), as coladeras de Mayra Andrade (dia 08) e o “forró universal” da Banda Orquestra do Fubá (dia 09).
No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Praça da República recebe o espetáculo “Dia do Cante” para valorizar o cante alentejano como património cultural do Alentejo.
Os concertos do espanhol Diego el Cigala, considerado “um dos mais famosos cantores de Flamenco Espanhol Romani do mundo”, (dia 11), e da cantora mexicana Lila Downs, que interpreta composições próprias e outras com origem no folclore de várias culturas meso-americanas, como a mixteca, zapoteca, maia e nahua, (dia 12), são as restantes ofertas da principal programação do Encontro de Culturas.
O Espaço da Nora vai receber a programação musical “fora de horas”, com inicio sempre após terminar o espetáculo na Praça da República e que inclui o choro e o samba instrumental do grupo Raspa do Tacho (quinta-feira), o reggae da banda Reggae Mamba (sexta-feira), a pop de Fernando Pardal e os Tabernê Sonvinhom (sábado) e a mistura de jazz, r&b e soul de Patricias S.A. (domingo).
O funk/rock dos Vira Lata (dia 08), os “hits” dos anos 1960, 1970 e 1980 do Trio Manaia (dia 09), o rock’n’roll dos The Cadillacs (dia 10), os ritmos cubanos dos Sons de Cuba (dia 11) e a mistura de folk e rock dos Pé na Terra (dia 12) são as outras ofertas programadas para o Espaço da Nora.
(ES)



Sem comentários:

Enviar um comentário