sexta-feira, 22 de julho de 2011

“Verão em Tavira” anima com Feiras Temáticas

Turismo

<>
“Verão em Tavira” anima com Feiras Temáticas

De 22 de Julho a 03 de Agosto, entre as 20:00 e as 00:30, estarão representadas, na XVI Feira do Livro, as principais editoras portuguesas, bem como escritores da actualidade, num encontro de conversa amigavel e esclarecedora com o público e em sessões de autógrafos.
A sétima edição da Feira do Disco, CD’s e Vinil decorrerá de 05 a 09 de Agosto, entre as19:00 e a 01:00.
Trata-se de uma iniciativa que tem como objectivo promover a aquisição, troca e venda de discos. Estarão disponíveis discos em vinil ou CD: antiguidades, novidades, edições especiais e outras raridades fonográficas.
Não faltarão, igualmente, DVD’s, t-shirts estampadas com as bandas do momento e artigos relacionados com a música.
A VII Feira dos Ofícios, decorrerá de 10 a 16 de Agosto, entre as 19:00 e as 00:30, numa organização da Associação de Artes e Sabores de Tavira, e contando com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.
É uma oportunidade importantepara apreciar o diversificado artesanato da região, assim como os ofícios tradicionais e o trabalho “ao vivo” que fazem parte do património cultural do Algarve.
També estará presente a Feira de Velharias e Antiguidades que acontece, entre 18 e 24 de Agosto, das 19:00 às 00h00, tendo a presença de antiquários de várias zonas do país.
O objectivo é a apresentaçãoe a comercialização de peças que possam interessar sobretudo os coleccionadores ou quem por ali passar.
A terceira edição da Feira de Stocks de Tavira decorre, de 26 a 28 de Agosto, entre as 19:00 e as 23:00.
Esta iniciativa, co-financiada pelo PO Algarve 21, é promovida pela Associação da Baixa de Tavira com a colaboração de comerciantes locais.
Os visitantes terão, desta forma, a oportunidade de adquirir produtos resultantes de stocks das mais diversas marcas, a preços acessíveis.

Durante as Feiras Temáticas, que integram o “Verão em Tavira”, a animação estará presenta na Praça da República.


terça-feira, 19 de julho de 2011

INE mostram nova queda no consumo privado em Maio

Dados do INE mostram nova queda no consumo privado em Maio, mês em que a actividade económica estabilizou.

De acordo com números disponíveis até Maio, o Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que o indicador de consumo privado diminuiu de -1,2 em Abril para -1,8, "reflectindo o contributo negativo de ambas as componentes, consumo duradouro e consumo corrente".
O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo ressentiu-se, também, da "evolução negativa de todas as componentes, salientando-se a de construção", explica o instituto, com números que passaram de -6,4 em Abril para -8,6 em Maio.
Por outro lado, o indicador de actividade económica, também ele disponível até Maio, "estabilizou [em 1,9], suspendendo o perfil negativo observado desde Setembro", indica o INE.
"Relativamente ao comércio internacional de bens, em termos nominais, voltaram a observar-se em Maio crescimentos homólogos elevados das importações e das exportações, de 10,8 e 16,4% (9,2 e 16,5% em Abril), respectivamente", escreve aquela entidade.
Relembrando dados relativos à inflação, o INE menciona a variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor de 3,4% em Junho, menos 0,4 pontos percentuais do que em Maio.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

“Quem controla o passado controla o futuro” no Teatro Turim

Teatro

“Quem controla o passado controla o futuro” no Teatro Turim

“Quem controla o passado controla o futuro” é uma peça experimentalista de Ana Ribeiro e António Duarte inspirada na obra “1984” de George Orwell que será exibida de 14 a 25 de Julho no Teatro Turim.

O objectivo da peça é criar um panorama condicionado ao som da música reproduzida pelo personagem literário O’Brien.

A história, organizada em pequenos episódios, retrata a opressão de vários personagens influenciados pelos sons vindos do palco.

O conteúdo musical tem vários papéis consoante o desenrolar do texto pois determina o estado de espírito dos personagens envolvidos e, simultaneamente, representa todas as mensagens subliminares das forças controladoras.
Todo o som divulgado nas ruas e nas rádios entrará no subconsciente dos personagens e, mais tarde, influenciará a sua maneira de ser.

O’Brien foi o personagem escolhido da obra “1984” pois representa a figura humana do partido totalitário que tem mais contacto com o protagonista.
O objectivo de retratar os personagens em pequenos contos parte do conceito original das fábulas notórias de Orwell que podemos constatar tanto em “1984” como no “O Triunfo dos Porcos”.

O elenco é constituído por Ana Ribeiro, Alexandra Viveiros, Inês Lago, Márcia Cardoso, Paula Só e Victor Gonçalves.
“Quem controla o passado controla o futuro” é co-produzido pelo Teatro Turim e a Organização.



Tiago da Bernarda

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Velocidade vertiginosa nos ecrans portugueses

Cinema

Velocidade vertiginosa nos ecrans portugueses

A partir de 07 de Julho pode ver nas sals de cinema portuguesas o filme “Carros 2” que como o próprio nome indica é a continuação de “Carros”.
Mais uma vez vão estar nos ecrans o super MacQueen e o seu também super amigo Mate, um guindaste muito divertido, que desta feita se envolve numa aventura de espionagem a nivel internacional.

Dividido entre ajudar McQueen na sua importante corrida e uma missão secreta de espionagem, a viagem de Mate será de muita acção e perseguições explosivas pelas ruas do Japão e da Europa, seguido pelos amigos e observado por todo o mundo.

É um elenco de carros novos e coloridos com muita diversão, incluindo agentes secretos, vilões ameaçadores e competidores internacionais.

É um divertido filme de animação, a um ritmo alucinante e com situações de comicidade só possiveis...com carros que fazem toda a especie de tropelias e saem sem uma amolgadela ou então reduzidos a lata mas... sempre vivos. Espantoso!
“Carros 2” chega àsa sals de cienema portuguesas a 07 de Julho. A versão dobrada conta com as vozes de Pedro Granger, Nuno Markl, José Raposo entre outros.



Zita Ferreira Braga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brasil em destaque no Douro Film Harvest

Cinema

Brasil em destaque no Douro Film Harvest

Cacá Diegues é o convidado de honra do certame, que terá uma mostra especial dedicada à sua obra. O brasileiro é o criador de filmes como “Xica da Silva” (1976) e “Tieta do Agreste” (1996).
Em entrevista à Lusa, o realizador disse estar “muito feliz” com o convite e afirmou ter grande orgulho do passado histórico do Brasil, em especial da herança do idioma.
“Eu acho uma sorte falarmos português e termos tido uma colonização portuguesa. O facto de falarmos essa língua, que quase ninguém fala no mundo, dá-nos uma personalidade e uma identidade de que tenho o maior orgulho”, declarou Diegues.
Autor de 18 filmes, muitos deles premiados internacionalmente, Diegues desenvolve actualmente uma oficina de cinema com jovens de favelas do Rio de Janeiro.
Com mais de 50 anos de carreira, o actor José Wilker foi o escolhido como convidado especial de 2011.
No seu vasto currículo, figuram personagens lendárias como Vadinho, de “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), e Roque Santeiro, protagonista da telenovela do mesmo nome.
“Eu achei [o convite] agradabilíssimo e surpreendente. Agradável porque um convite para ir a Portugal é sempre agradável, mais ainda por ser homenageado, e surpreendente pela lembrança”, afirmou Wilker à Lusa.
“As pessoas em Portugal conhecem Wilker mais pelas telenovelas, acho que o público português vai gostar muito de descobrir os trabalhos que ele fez no cinema”, destacou o director do festival, Ivan Dias.
O evento deste ano fará ainda uma referência especial ao centenário Manoel de Oliveira, com a exibição de duas obras inéditas.
“Conseguimos recuperar dois filmes – ‘A Caça’ e ‘Ata Primavera’ – que estavam perdidos num arquivo. Nem os portugueses tiveram a oportunidade de ver ainda”, adiantou o director.
Para a abertura, os organizadores reservaram a pré-estreia mundial de “A Morte de Carlos Gardel”, primeira longa-metragem adaptada de uma obra do escritor António Lobo Antunes.
No ano em que o Brasil é o país convidado, a actriz e cantora luso-brasileira Carmen Miranda receberá um tributo à parte na secção “Reserva”.
“A Carmen nasceu na região do Douro e foi uma portuguesa que o Brasil ajudou a projectar para o mundo e ajudou o Brasil a se projetar para o mundo, achamos que fazia todo o sentido fazer-lhe um tributo no ano em que o Brasil é o país homenageado”, explicou Dias.
A 3.ª edição do Douro Film Harvest será realizada entre 5 e 11 de Setembro no vale do Douro, em Portugal. O encontro foi criado em 2009 com o objectivo de promover o turismo da região, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
(ES)


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Música e Letra por Liliana Josué na Rádio Raizonline


Música e Letra por Liliana Josué na Rádio Raizonline
Horário: Sextas feiras das 22horas às 24 horas
Titulo do programa: Música e Letra
Apresentadora: Liliana Josué
Música variada; Leitura de poemas, prosa poética, pequenas crónicas e excertos de livros dos ouvintes que manifestem vontade de enviar para o programa podendo estes ser lidos no próprio dia ou na sexta feira seguinte; ligeiras abordagens a escritores de várias épocas da Literatura portuguesa não cronologicamente (quem quiser que se fale de escritores de outros países terá de fazer o favor de enviar o texto já elaborado). (Para ver horas noutros países carregue aqui s.f.f.)

Programa de Hoje 1 de Julho de 2011

TEMA BASE: Vitorino Nemésio - Vida e Obra


POEMAS DO AUTOR: Alarme nas Ilhas;  Romance de Xangô;  Écloga;  Romance de Teco-Teco;  A Vara e o Sentido;  Largada à Baleia;  Semântica Elecrónica



OUTROS POETAS:



Liliana Josué;  António Boavida Pinheiro;  Edite Gil;  Marcelino Rodrigues;  Maria Francília;  Maria Ivone Vairinho



MUSICAS:



Sisters of Mercy;  Humanos;  Ala dos Namorados;  Ney Matogrosso;  António Carlos Jobim; Fol&ar;  Blind Zero (e outros)