segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brasil em destaque no Douro Film Harvest

Cinema

Brasil em destaque no Douro Film Harvest

Cacá Diegues é o convidado de honra do certame, que terá uma mostra especial dedicada à sua obra. O brasileiro é o criador de filmes como “Xica da Silva” (1976) e “Tieta do Agreste” (1996).
Em entrevista à Lusa, o realizador disse estar “muito feliz” com o convite e afirmou ter grande orgulho do passado histórico do Brasil, em especial da herança do idioma.
“Eu acho uma sorte falarmos português e termos tido uma colonização portuguesa. O facto de falarmos essa língua, que quase ninguém fala no mundo, dá-nos uma personalidade e uma identidade de que tenho o maior orgulho”, declarou Diegues.
Autor de 18 filmes, muitos deles premiados internacionalmente, Diegues desenvolve actualmente uma oficina de cinema com jovens de favelas do Rio de Janeiro.
Com mais de 50 anos de carreira, o actor José Wilker foi o escolhido como convidado especial de 2011.
No seu vasto currículo, figuram personagens lendárias como Vadinho, de “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), e Roque Santeiro, protagonista da telenovela do mesmo nome.
“Eu achei [o convite] agradabilíssimo e surpreendente. Agradável porque um convite para ir a Portugal é sempre agradável, mais ainda por ser homenageado, e surpreendente pela lembrança”, afirmou Wilker à Lusa.
“As pessoas em Portugal conhecem Wilker mais pelas telenovelas, acho que o público português vai gostar muito de descobrir os trabalhos que ele fez no cinema”, destacou o director do festival, Ivan Dias.
O evento deste ano fará ainda uma referência especial ao centenário Manoel de Oliveira, com a exibição de duas obras inéditas.
“Conseguimos recuperar dois filmes – ‘A Caça’ e ‘Ata Primavera’ – que estavam perdidos num arquivo. Nem os portugueses tiveram a oportunidade de ver ainda”, adiantou o director.
Para a abertura, os organizadores reservaram a pré-estreia mundial de “A Morte de Carlos Gardel”, primeira longa-metragem adaptada de uma obra do escritor António Lobo Antunes.
No ano em que o Brasil é o país convidado, a actriz e cantora luso-brasileira Carmen Miranda receberá um tributo à parte na secção “Reserva”.
“A Carmen nasceu na região do Douro e foi uma portuguesa que o Brasil ajudou a projectar para o mundo e ajudou o Brasil a se projetar para o mundo, achamos que fazia todo o sentido fazer-lhe um tributo no ano em que o Brasil é o país homenageado”, explicou Dias.
A 3.ª edição do Douro Film Harvest será realizada entre 5 e 11 de Setembro no vale do Douro, em Portugal. O encontro foi criado em 2009 com o objectivo de promover o turismo da região, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
(ES)


1 comentário:

  1. Cacá Diegues tem um filme belíssimo, Bye bye Brasil que deveria ser assistido por todos que queiram conhecer o Brasil da década de 1970.

    ResponderEliminar