quinta-feira, 14 de julho de 2011

“Quem controla o passado controla o futuro” no Teatro Turim

Teatro

“Quem controla o passado controla o futuro” no Teatro Turim

“Quem controla o passado controla o futuro” é uma peça experimentalista de Ana Ribeiro e António Duarte inspirada na obra “1984” de George Orwell que será exibida de 14 a 25 de Julho no Teatro Turim.

O objectivo da peça é criar um panorama condicionado ao som da música reproduzida pelo personagem literário O’Brien.

A história, organizada em pequenos episódios, retrata a opressão de vários personagens influenciados pelos sons vindos do palco.

O conteúdo musical tem vários papéis consoante o desenrolar do texto pois determina o estado de espírito dos personagens envolvidos e, simultaneamente, representa todas as mensagens subliminares das forças controladoras.
Todo o som divulgado nas ruas e nas rádios entrará no subconsciente dos personagens e, mais tarde, influenciará a sua maneira de ser.

O’Brien foi o personagem escolhido da obra “1984” pois representa a figura humana do partido totalitário que tem mais contacto com o protagonista.
O objectivo de retratar os personagens em pequenos contos parte do conceito original das fábulas notórias de Orwell que podemos constatar tanto em “1984” como no “O Triunfo dos Porcos”.

O elenco é constituído por Ana Ribeiro, Alexandra Viveiros, Inês Lago, Márcia Cardoso, Paula Só e Victor Gonçalves.
“Quem controla o passado controla o futuro” é co-produzido pelo Teatro Turim e a Organização.



Tiago da Bernarda

Sem comentários:

Enviar um comentário