terça-feira, 19 de julho de 2011

INE mostram nova queda no consumo privado em Maio

Dados do INE mostram nova queda no consumo privado em Maio, mês em que a actividade económica estabilizou.

De acordo com números disponíveis até Maio, o Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que o indicador de consumo privado diminuiu de -1,2 em Abril para -1,8, "reflectindo o contributo negativo de ambas as componentes, consumo duradouro e consumo corrente".
O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo ressentiu-se, também, da "evolução negativa de todas as componentes, salientando-se a de construção", explica o instituto, com números que passaram de -6,4 em Abril para -8,6 em Maio.
Por outro lado, o indicador de actividade económica, também ele disponível até Maio, "estabilizou [em 1,9], suspendendo o perfil negativo observado desde Setembro", indica o INE.
"Relativamente ao comércio internacional de bens, em termos nominais, voltaram a observar-se em Maio crescimentos homólogos elevados das importações e das exportações, de 10,8 e 16,4% (9,2 e 16,5% em Abril), respectivamente", escreve aquela entidade.
Relembrando dados relativos à inflação, o INE menciona a variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor de 3,4% em Junho, menos 0,4 pontos percentuais do que em Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário