sábado, 13 de abril de 2013

Caixa de Fósforos

 
 
Caixa de Fósforos
 
Este prédio enorme que se vê do lado esquerdo, com um sugestivo anúncio na fachada lateral, já foi objecto de algumas considerações no Facebook porque, segundo uma foto do João Borges, em 1969 já estava erguido.
 
Acontece que este prédio que teve como únicas limitações na altura o facto de haver o Aeroporto e por em teoria não se poderem ultrapassar os 14 andares em toda a cidade e arredores, foi um verdadeiro drama urbano precisamente porque não estava inserido naquilo a que se chama «malha urbana».
 
Hoje quem vê o que se está feito fica a saber que ele praticamente está dentro da cidade, mas na altura da sua construção não havia nada construído a seguir ao Estabelecimento Prisional de Faro de um lado e Senhora da Saúde mais acima.
 
Foi conhecido por «caixa de fósfóros» porque sem acabamentos era isso que parecia, com os «buracos» das janelas expostas e não era mesmo nada bonito. O problema é que por coisas que eu não sei não havia nem canalizações de água nem de esgotos que pudessem lá chegar e que isso não foi tido em consideração.
 
Ou terá sido prometido pelos respectivos serviços e não foi efectuado, o que duvido, nesta última hipótese dado que aquele troço de esgoto e água custa um pequeno balúrdio.
 
Tudo o que havia a seguir a este prédio e mesmo antes, em direcção à Praia de Faro / Loulé / Portimão era servido por furos próprios e por fossas sétpicas e outros com esgoto directo para aquela parte da Ria Formosa o que acontecia também.
 
Pelas minhas contas esteve cerca de 15 anos a «secar» até que foi acabado reunidas que foram as devidas condições e lá está...um dos poucos prédios que devem existir no mundo com uma tal «décalage» entre construção e habitação.
 
De notar ainda que alguns andares chegaram a ser vendidos a particulares mas sobre isso nem vale a pena falar muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário