sábado, 20 de abril de 2013

Recordações de uma casa amarela

 
 
Recordações de uma casa amarela
 
A casa amarela, entaipada, que se vê na imagem entre dois blocos de moradias de construção mais recente tem uma história e com o decorrer dos anos é bem capaz de ficar na história de Portugal mesmo.
 
Esta casa esteve ocupada, a seguir ao 25 de Abril, por pessoas regressadas das colónias e não só, algumas delas já residentes no prédio antes do processo de ocupação.
 
Não conheço o processo em detalhe mas sei que houve luta feroz da parte dos ocupantes e que na altura o MFA teve de intervir também quando se vislumbrava o despejo.
 
O pessoal que aqui vivia foi alojado na sua maior parte no «famoso» Bairro ainda Provisório (há 35 anos sensivelmente) da Horta da Areia, construído com casas em madeira. Ora tudo isto teve lugar por volta de 1977/78, mais ano menos ano.
 
Conseguido o despejo e o alojamento das pessoas que lá viviam tudo levaria a supor que neste lugar nascesse um novo prédio e, pela celeridade então imprimida ao processo, despejo/realojamento, eu já antevia a chegada dos camiões da construção assim que a última cadeira saísse do prédio.
 
Pois...35 anos depois continuo a antever isso...

Sem comentários:

Enviar um comentário