domingo, 21 de abril de 2013

 
 
Stand Mavico
 
Aqui é ainda, mas ao que suponho com materais de venda diferentes de há 30/40 anos, o - ao que me lembro -  primeiro Stand de motorizadas originais em Faro, se descontarmos um outro que houve na Rua General Humberto Delgado, da Cocciollo e /ou Pachancho que não eram motorizadas (motociclos) com motor a três tempos.
 
Em rigor a Mavico, por aquilo que soube, não era uma fábrica de motorizadas, mas sim uma fábrica de montagem de peças de motorizadas que através de modelos próprios exteriores na embalagem (carroçaria se quisermos) conseguia ter os seus modelos próprios, trabalhando com materais produzidos noutras fábricas e nomeadamente com a Famel de Agueda, cuja porta é logo ao lado mas só apareceu depois, também segundo me lembro.
 
A «febre» das motorizadas teve o seu apogeu por meados dos anos 50/60 do sec. passado e à volta dela foi criada uma estrutura com relações de dependência de sub-tratadores, tal como vendedores de pneus, oficinas de reparação, etc.
 
Hoje praticamente não há motorizadas, ou há muito poucas comparativamente com esse tempo, sendo mais usada a lambreta, que curiosamente no tempo inicial em que apareceu não conseguiu vencer em termos de vendas estas. Fá-lo agora...

Sem comentários:

Enviar um comentário