segunda-feira, 15 de abril de 2013

Casa do Pató

 
 
Casa do Pató
 
Aqui foi a casa do artesão conhecido como Pató, o homem dos duches com esquentadores revolucionários, das cataplanas, caixas de cobre e outros metais decoradas e outras artefactos em metal.
 
Curioso e inventivo por natureza não deixou no entanto de ir «copiar» alguns desenhos a Marrocos (arabescos) que colocava nas suas peças decorativas.
 
O duche quente (a alcóol ou petróleo) e a cataplana coberta a cobre martelado e decorado são talvez as suas coroas de glória. Grande frequentador de bailaricos foi um dos primeiros utilizadores do famoso «capachinho», termo popularizado das nobres perucas em uso na nobreza do Sec. XVIII.
 
Á direita desta foto, e vendo-se apenas uma fresta, há um arco aberto no novo edifício ali construído que dá continuidade pedonal à Rua, cuja saída /entrada ele utilizava por vezes para expor os seus produtos para turista ver.

1 comentário:

  1. Quando era miúdo íamos ao cinema S António para a plateia jogar tremoços ao capachinho do Patóo. Ele que nos desculpe onde quer que esteja. Recordo o Zé Alberto, Quaíque, Luís,o Torranito etc faziam parte dessa " equipa " de sexagenários, claro os ainda vivos.

    ResponderEliminar