sexta-feira, 26 de abril de 2013

Casa dos Rapazes - Instituto D. Francisco Gomes

 
 
Casa dos Rapazes - Instituto D. Francisco Gomes
 
Esta é a casa dos rapazes, na sua vista actual. Infelizmente não consegui encontrar uma imagem dos seus tempos antigos, para contrapor, mas conheci-a de fora relativamente bem. Era uma cerca de paredes brancas com um certo ar de isolamento para o exterior, pela qual se passava sem nos determos muito porque nada era visível senão as paredes.
 
Conheci no entanto alguns dos alunos (para além daqueles de que fui colega na Escola) porque durante bastante tempo na Rua Antero de Quental, onde agora está um prédio de esquina onde moram algumas personalidades importantes da cidade, era um dormitório secundário por cujas janelas se podia ver os alojamentos repletos de beliches e assistia-se à passagem em pelotões tipo tropa dos referidos alunos que vinham ali dormir acabado o dia neste edifício e espaço (em antigo) que aqui se vê.
 
De referir que embora não tenha assistido directamente vim a saber que o falecido Sr. Emílio Vitório Santos, irmão do desenhador e intelectual Tossan, terá tido um papel decisivo para que o pessoal da casa dos rapazes passasse a ter autorização para jogar no Clube de Basquetebol de «Os Bonjoanenses» e em boa hora o fez, porque foi através dos atletas vindos da casa dos rapazes que «Os Bonjoanenses» se colocaram na cidade como referência no Basquetebol de então, só mais tarde aparecendo à tona a equipa de Basquete do Farense.
 
Como recordação ligada e tendo em atenção que a Casa Pia em Lisboa foi criada com os mesmos princípios da Casa dos Rapazes (Instituto D. Francisco Gomes) há neste site uma foto da primeira Selecção Nacional Portuguesa em Futebol, que conta com oito jogadores do Casa Pia.   

Sem comentários:

Enviar um comentário