terça-feira, 16 de abril de 2013

Clube dos Amadores de Pesca de Faro

 
 
Clube dos Amadores de Pesca de Faro
 
Esta é a sede do Clube dos Amadores de Pesca de Faro, actualmente situada no cruzamento da Avª Almeida Carrapato com a Rua José de Matos. Boas instalações, diga-se.
 
Anteriormente o Clube dos Amadores de Pesca de Faro esteve situado numa casa na Rua Vasco da Gama, com entrada entre uma Sapataria e a Oberon e com fachada principal para a estátua do Dr. Silva Nobre.
 
Fui sócio bastantes anos um pouco por solidariedade e também por inércia (o meu pai fez-me sócio). Durante esse período fui «convidado» para ser Fiscal num Concurso de Pesca que teve lugar na Ponta de Sagres e a minha função, como foi a função de mais alguns maçaricos da minha idade, era ver se as pessoas cumpriam o Regulamento: não podiam estar a menos de 10 metros do colega, não podiam pescar com mais do que uma cana, enfim, tudo coisas que a maior parte não cumpriu e que desistimos de insistir para que cumprissem porque não valia a pena: ninguém nos ligava menhuma.
 
Em face da situação «dramática» em termos psicológicos optámos por escolher um buraco abrigado na falésia (fazia um vento frio de rachar) e um dos meus colegas puxou do baralho de cartas e entretivemo-nos a jogar à sueca, desejando que as horas passassem.
 
Lá por volta das onze da manhã resolvemos ir a pé até Sagres e para nossa não muito grande surpresa havia uma série de «concorrentes» à procura de robalos para comprar no Mercado.
 
Mais uma desilusão para a nossa já pouco sustentada crença no fair play desportivo...
 
Mas, fora isto, havia uma outra piada (no Mercado não havia robalos à venda e o forte nas bancas era peixe espada no dia): o Clube de Pesca levou o Concurso mesmo a sério, nem outra coisa seria de esperar, levando uma báscula digital para pesar o peixe, de maneira que na nossa função de observadores foi interessante ver a base / prato da báscula com peixes desde 65 grs até 250 grs no máximo, embora nalguns casos fosse mais que um exemplar.
 
O vencedor foi o do costume (também havia isso, os campeões crónicos) com 3,5 Kgs de peixe sensivelmente. Ao que constava entre dentes «ele» (campeão) tinha ido na véspera iscar o local onde iria pescar na manhã seguinte,(o que era proibido pelo regulamento) coisa que eu e os outros moços achámos uma verdadeira parvoíce, fazer 150+150 Kms para tentar ganhar um Concurso de pesca.
 
Bom proveito lhe faça a medalha...só pelos quilómetros feitos bem a mereceu. 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário