sábado, 27 de março de 2010

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.- Monte Alegre do Sul e a Fonte da Índia Obirici

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.- Monte Alegre do Sul e a Fonte da Índia Obirici

A cidade de Monte Alegre do Sul, SP, Brasil, protegida pelas últimas ramificações da serra da Mantiqueira, em pleno vale do Rio Camanducaia, fica no circuito paulista das águas, sendo autodenominada Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul.

Nota do autor: Para este texto usei grande parte dos dados históricos publicados no site da Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul (http://www.montealegredosul.org.br). Todas as fotos são de autoria do próprio autor.

A natureza, excessivamente generosa, dotou o município de locais privilegiados, onde o homem instalou suas plantações de morango, seus alambiques de cachaça e suas produções de vinhos de mesa. Em fins do regime monárquico, alguns desbravadores de Amparo e Bragança Paulista, se estabeleceram neste bucólico vale do Camanducaia formando sítios e fazendas de café e preservando grandes matas naturais.

A fama de nossas águas cristalinas, juntamente com a fertilidade do solo e sua beleza natural, com paisagens montanhosas propiciavam uma serenidade sem igual e uma beleza sem par. No último dia 06, o Prefeito esteve em Socorro representando a cidade de Monte Alegre do Sul no Movimento «Cachoeiras Vivas, diga não às usinas!»

2 comentários:

  1. um pedaco de Historia de Mon talegre do Sul Brasil, bem contada com premenores e causas;
    a notar o inicio , o desenvolvimento nos dias de ontem ate aos de hoje...nota-se a mente e o medo, comprar uma imagem grande como arependimento, esperando que assim tenha salvacao...Abracos do Armando Amigo

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Estou em Portugal a pesquisar a história de um senhor português o capitão José Inácio Teixeira que terá ido para o Brasil e terá participado na fundação de Monte Alegre do Sul. Gostaria, se possível, que me confirmassem se será a mesma pessoa que falam no vosso texto e se por acaso terão alguns dados biográficos (data de nascimento, local de nascimento). Sei que ele se casou com Dona Maria Luiza da Conceição Teixeira. Agradeço toda a ajuda que me possam dar. Muito obrigado. Graziela Dimas (e-mail: grazieladimas@gmail.com)

    ResponderEliminar