segunda-feira, 29 de março de 2010

José Varzeano - Fontes de Zambujo montes do sul da Freguesia do Pereiro

José Varzeano - Fontes de Zambujo montes do sul da Freguesia do Pereiro

Iremos hoje abordar estas três pequenas povoações relativamente perto umas das outras e que se distinguem, como é habitual, por de Cima, de Baixo e do Meio. As Memórias Paroquiais (1758) apresentam-nas no seu conjunto tal como indicamos. Situam-se como o título refere na parte sul de freguesia, aquela que sem dúvida tem melhores solos no aspecto agrícola e é por lá que se encontra o maior e melhor número de árvores, principalmente oliveiras e azinheiras.

Enquanto no nosso trabalho, A Freguesia do Pereiro (do concelho de Alcoutim) «do passado ao presente», 2007, fizemos a abordagem separada, aqui vamos fazê-la em conjunto até porque há dados que são fornecidos sem qualquer distinção.

Para as encontrarmos, uma vez na sede de freguesia, a aldeia do Pereiro, tomamos já dentro dela o caminho municipal nº 1051 e que foi concluído em 1988.

Passamos o Barranco da Aldeia e depois o da Fornalha. Deixamos à direita dois moinhos há muito desactivados e mais adiante o despovoado monte da Silveira. A estrada ainda que estreita é asfaltada e suficiente para o movimento que suporta. Foi repavimentada em 2001. (1) Começa-se a descer e as oliveiras a aparecer nos terrenos mais baixos, enquanto nas encostas algumas amendoeiras. Um pequeno desvio à esquerda leva-nos a um «monte» situado bem no alto de um cerro, estamos na Fonte Zambujo de Cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário