sábado, 27 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA POESIA - 21 de março.- Por Arlete Deretti Fernandes

DIA INTERNACIONAL DA POESIA - 21 de março.- Por Arlete Deretti Fernandes

A poesia surgiu ligada à música. Os trovadores medievais, não podiam conceber seus versos separados da instrumentação e do canto.
O poeta Cassiano Ricardo pergunta em um de seus poemas: «Que é poesia»? E ele mesmo responde: «uma ilha cercada de palavras por todos os lados».

Talvez ninguém consiga dar uma resposta definitiva a esta pergunta. Entretanto a poesia está em toda parte: nas canções de ninar, nas cantigas de roda, nos travalínguas, nas parlendas, nos provérbios, nas quadrinhas populares, nas propagandas, nas letras de músicas, nos livros...

O conceito de poesia varia de acordo com a época, o movimento literário, e varia também entre os escritores. O poeta francês Mallarmé, por exemplo, definiu poesia como «a suprema forma da beleza.» Para o americano Edgar Allan Poe, «é a criação rítmica da beleza.» Cassiano Ricardo diz: «Pouco importa, contudo, definir o que seja poesia. O que importa, literariamente, é que ela encontra seu núcleo no poema, feito e trabalhado precisamente para consegui-la. Ela é indefinível, porém, definidora.»

Sem comentários:

Enviar um comentário