sábado, 27 de março de 2010

TIA ZENAIDE ! - CONTO POR JOSÉ GERALDO MARTINEZ

TIA ZENAIDE ! - CONTO POR JOSÉ GERALDO MARTINEZ


Engraçado, esta tarde eu tive uma recaída de saudosismo! Acho que foi pela presença da minha tia Zenaide, vinda lá de Uberlândia. Conversa vai, conversa vem... Notícias dos primos e parentes, novidades tantas que acabei chegando a conclusão que sou mesmo um ser à parte da família.

Não demorou para os quitutes serem discutidos, lembrados com cheiro e tudo. Na infância eu era um ser presente, muito presente! Adorava as tias e primos e nas tardes quentes da bucólica Araçatuba de então, fartava-nos de sol, riachos, bolas e traquinices.

Tratei logo de coar um café, afinal, estaria recebendo a tia Zenaide, aquela mesma que enchia a mesa de café no sítio, com pão caseiro e manteiga, além de queijos e requeijões que davam gosto.

As fruteiras esbanjavam fartura, cobertas de carambolas, bananas, laranjas, melões caipiras... Para não perder o costume, coloquei à mesa a minha coleção de xícaras esmaltadas e vale lembrar que o café eu passei em coador de pano.

Afinal, eu estava recebendo a tia Zenaide! Notícias dadas de José Francisco, Zezé e Carlos Roberto (primos), todos bem, graças a Deus, seguimos para os pães de torresmo! Uma delícia... O cheiro da fornada nos remetia ao Paraná de 1966. Por lá passava as minhas férias em meio ao cafezal, a desbravar riachos, campos e pomares.

1 comentário:

  1. Caro Zé Geraldo,
    este conto, mais uma fotografia revelada pelos seus olhos e relatado de maneira fidedigna, nos remete a um Brasil mais puro egentil; longe das amarguras e necessidades criadas por nós mesmos, perdidos em meio a uma torrente de comerciasi na TV e nosjornais. Viva o naturalismo e viva os memorialistas de plantão. Com esta redação, meu dia se tornoumelhor, pois pensei também em meus entes amados. Dentre os princípios básicos da Revolução Modernista (ainda que francesa); a fraternidade e a igualdade, aqui comparecem. Fizestes bem em homenagear a Tia Zenaide. Diga-lhe que o ACAS também pede a sua bênção.

    ACAS

    ResponderEliminar