sábado, 17 de abril de 2010

Amar é o Remédio.(Bullying em questão) - Por Meg Klopper

Amar é o Remédio.(Bullying em questão) - Por Meg Klopper

Eu queria estrear minha participação no Raizonline com uma prosa, um conto ou algo bem leve e alegre para levantar a moral e o astral de quem lê. Mas sei que um jornal é uma actividade que visa colectar, investigar, analisar e transmitir ao grande público informações da actualidade para difundi-las. Por isso, hoje, estreando, eu quero divulgar algo que me incomoda como pessoa e como mãe. Dirijo um apelo a sociedade.

Existe uma palavra que anda na mídia em geral, mas o povo mal sabe o que significa. Sabem que é algo ruim, mas o significado dessa palavra é muito abrangente, é muito grande e gera conflitos e males de toda espécie. Bullying... Estou a falar de Bullying, um assunto polémico, mas necessário.

E o que é Bullying?

«É definido como a imposição de sofrimento intencional em relações de desigualdade. Compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os actos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima.

Não se trata de um fenómeno tão moderno, mas, actualmente, os pais andam preocupados porque o Bullying se alastrou nos locais onde há grupos de crianças e jovens, principalmente nas escolas. Todos temem que seu filho seja alvo de humilhação, exclusão ou brincadeiras de mau gosto por parte dos colegas.

Uma realidade que actualmente vitimiza uma parcela considerável de estudantes e que pode acarretar em atitudes extremas como as tragédias escolares que nos últimos dez anos vêm sendo noticiadas com frequência pela mídia.

Sem comentários:

Enviar um comentário