sábado, 24 de abril de 2010

Coluna de Arlete Piedade - Pessoas que nos Honram - Prof. Mário Matta e Silva

Coluna de Arlete Piedade - Pessoas que nos Honram - Prof. Mário Matta e Silva

Hoje queremos falar-vos de um notável homem de cultura, professor, jornalista e poeta, que aos 68 anos mantém-se activo, desdobrando-se em várias frentes. Leciona História na ULTI - Universidade da Terceira Idade de Lisboa, onde acompanha os alunos em diversas viagens de estudo, e ainda mantém uma tertúlia poética chamada Mensagem, onde desenvolve temas poéticos com os seus alunos. Baseado em poemas de autores consagrados, fazem glosas, ou seja cada um dos versos ou frases do poema, serve de base a um novo poema que é finalizado com a frase ou verso que lhe deu origem.

O nosso ilustre colaborador, mantém ainda mais duas tertúlias poéticas a seu cargo, na Amadora a Tertúlia Sempre Acontece Poesia e outra em Paço de Arcos, chamada Clube dos Poetas de Paço de Arcos, onde além de se dizer poesia, se trocam opiniões, se fazem estudos sobre poetas que são propostos e escolhidos para a sessão seguinte, de comum acordo.

Além destas actividades, também o Professor Mário Matta é sócio da APP-Associação Portuguesa de Poetas, onde desempenha igualmente uma meritória actividade na arte da poesia.

A seguir uma breve biografia do nosso colaborador:
MARIO HENRIQUE MATTA E SILVA, nascido em Algés, Oeiras em 12.03.1941, Professor (Licenciado em História) reformado da FP como Assessor, Jornalista e Poeta, Coordenador de Tertúlias Poética (Benfica, Amadora, Paço de Arcos) colaborador / cronista - Jornal dos Reformados, Jornal da Amadora, Revista Montepio Geral, autor dos livros de Poesia «Nunca Vos Direi Tudo» - 2002, «...E Vou Nos Cânticos da Terra»- 2004, «com eles Noutra Atitude» (glosados 44 autores nacionais e estrangeiros) 2006, co-autor de «Duas Gotas a Mesma Fonte» 2007, «Sei Que Voltas Sempre (Viagem ao sebastianismo)» de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário