A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - INVEJINHAS !!!! - PRATICAMENTE A JACTO
INVEJINHAS !!!!
- Existiu um administrador de circunscrição de 2ª classe que, por ser licenciado em direito, tinha ingressado no Quadro Administrativo diretamente na categoria sem ter passado pelos demais degraus e que na 2ª classe se manteve por todo o resto da sua existência.
Com proveito ou não, tinha fama de excêntrico, pelo que, habitualmente, andava por circunscrições de 3ª e de 2ª , nunca tendo chegado a administrar nenhuma de 1ª classe.
Sentia-se e dizia-se preterido e discriminado, porque via os seus pares serem guindados aos postos imediatos e a ele, nem sequer a 1ª classe lhe davam.
Pessoalmente atribuía o facto a perseguições e a más vontades contra si movidas.
PRATICAMENTE A JACTO
- Estava este Administrador colocado em circunscrição cuja sede se situava sensivelmente a meio caminho entre as cidades capitais de distritos vizinhos ligadas por linha férrea de que, ao tempo, constituíam as respectivas cabeças.
Por essa linha férrea - de via reduzida, (60Cm) - transitava um comboio famoso pela sua lentidão, e ainda se ou quando necessário, automóveis de linha popularmente conhecidos por draisines - que mais não eram que pequenos auto-carros movidos a gasolina com rodado adaptado aos carris e com capacidade variável: 8, 10, 12 ou mais passageiros.
E evidente que eram substancialmente mais rápidos que o tradicional comboio.
Para tornar inteligível o ocorrido, convém dizer que mecha, como se sabe significa também rastilho, e que este, por ter rápida combustão ao termo empresta o conceito de velocidade. Mecha, era pois freqüentemente empregue em Angola quando se desejava dar maior ênfase à ligeireza com que carros, motos, aviões ou qualquer outra coisa se movia a grande velocidade.
INVEJINHAS !!!!
- Existiu um administrador de circunscrição de 2ª classe que, por ser licenciado em direito, tinha ingressado no Quadro Administrativo diretamente na categoria sem ter passado pelos demais degraus e que na 2ª classe se manteve por todo o resto da sua existência.
Com proveito ou não, tinha fama de excêntrico, pelo que, habitualmente, andava por circunscrições de 3ª e de 2ª , nunca tendo chegado a administrar nenhuma de 1ª classe.
Sentia-se e dizia-se preterido e discriminado, porque via os seus pares serem guindados aos postos imediatos e a ele, nem sequer a 1ª classe lhe davam.
Pessoalmente atribuía o facto a perseguições e a más vontades contra si movidas.
PRATICAMENTE A JACTO
- Estava este Administrador colocado em circunscrição cuja sede se situava sensivelmente a meio caminho entre as cidades capitais de distritos vizinhos ligadas por linha férrea de que, ao tempo, constituíam as respectivas cabeças.
Por essa linha férrea - de via reduzida, (60Cm) - transitava um comboio famoso pela sua lentidão, e ainda se ou quando necessário, automóveis de linha popularmente conhecidos por draisines - que mais não eram que pequenos auto-carros movidos a gasolina com rodado adaptado aos carris e com capacidade variável: 8, 10, 12 ou mais passageiros.
E evidente que eram substancialmente mais rápidos que o tradicional comboio.
Para tornar inteligível o ocorrido, convém dizer que mecha, como se sabe significa também rastilho, e que este, por ter rápida combustão ao termo empresta o conceito de velocidade. Mecha, era pois freqüentemente empregue em Angola quando se desejava dar maior ênfase à ligeireza com que carros, motos, aviões ou qualquer outra coisa se movia a grande velocidade.
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