sábado, 3 de abril de 2010

JORNADA CREPUSCULAR - Por: Mário Matta e Silva - PRIORIDADE A APRENDIZAGEM

JORNADA CREPUSCULAR - Por: Mário Matta e Silva - PRIORIDADE A APRENDIZAGEM

Nesta jornada volto ao «quebra cabeças» das escolas públicas que temos e do ensino que hoje ministramos. Já vai em mais de quatro anos esta luta ridícula, entre professores, sindicatos e ministério da educação.

Quando os crepúsculos se precipitam pelas manhãs, trazem, por vezes, estas enevoadas maldições feitas de discussões continuadas ao nível dos professores, à volta das suas avaliações, das carreiras, das promoções, num esgrimir incessante de posições antagónicas, que os sindicatos aproveitam, na maior confusão.

E certo que os docentes devam ser avaliados e é também necessário que as suas carreiras sejam justas e dignas, como digno é o seu mister de ensinar. Neste chapinhar em águas turvas, à beira de um ataque de nervos, tudo tem corrido mal, levando a classe docente a sentir-se perseguida e dividida, com desagrados que se foram avolumando, deles resultando greves, manifestações de rua, faltas justificadas, abandonos, reformas antecipadas, desespero e mau ambiente escolar.

Quantos prejuízos criados neste descontrolo, a alunos e aos pais dos alunos, atingidos pelas faltas dos professores em dias de greve, com as baixas, a preparação das reformas, com os professores descontentes, desinteressados, perseguidos! Horas e horas sem aulas, tempos mortos, sem se saber o que fazer aos jovens, salas de aula vazias, pessoal não docente à deriva… A deterioração do ambiente escolar alcançou proporções nunca antes sentidas. Agora, com um novo governo, uma nova ministra partiu-se para um certo recuo de posições e para novas negociações. E assim vamos indo, num ar patético de felicidade, numa pausa aparente (?) de conflitualidade ou compasso de espera meio salpicado de cinismos.

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