domingo, 18 de abril de 2010

Santa Bárbara e os nomes - in Memórias de Ilha - Por Manuel Fragata de Morais

Santa Bárbara e os nomes - in Memórias de Ilha - Por Manuel Fragata de Morais

Há dias, vi na Televisão Pública de Angola (TPA) uma senhora lamentar-se que não haviam permitido que a sua filha fosse registada com o nome por ela escolhido, o de Giovânia Bárbara. A desgostosa mãe, reclamava que lhe tinha sido vetado o uso de Bárbara, tendo que registar a filha com o nome de Giovânia X (não me recordo do nome que substituiu o Bárbara).

Fiquei pasmado, se não escandalizado, em como uma pessoa, de seu livre arbítrio, decide que nome leva ou não leva o filho ou filha alheios, isto, na maior parte das vezes, a começar com os padrinhos, embora o caso seja diferente. Daí, tantas e tantas vezes, vermos o Miguelito, ser mais conhecido por Ricardo, o verdadeiro nome que os pais lhe queriam colocar, a Minguota, ser mais conhecida pela Isabel, e por aí fora.

A senhora do registo civil que impediu a referida mãe de registar a filha com o nome de Bárbara, e fez vista grossa ao Giovânia (muito em voga nas novelas brasileiras que por aqui vão mudando os nossos costumes, infelizmente), uma corruptela de Giovanna, nome italiano, certamente não sabe que a denominação Bárbara é bem comum no mundo de fala latina, pertencendo, incluso, a uma Santa muito famosa, a quem ela reza cada vez que há trovoada e relâmpagos.

Para se redimir do seu pecado, aqui lhe passo de seguida a oração de Santa Bárbara, nascida em Nicomedia, na Ásia Menor, que morreu decepada por ter consagrado a sua virgindade a Cristo e cujo culto acabou por passar para o Ocidente, sobretudo a partir do século VII.

Sem comentários:

Enviar um comentário