domingo, 18 de abril de 2010

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.

VIA-CRUCIS SEVERINA e Histórias que os Pescadores Contam

VIA-CRUCIS SEVERINA

O Severino chegou a São Paulo. Mal podia controlar sua ansiedade. Um enxame de gente. Sentiu vontade de urinar. Viu o cartaz da rodoviária: «sanitários - masculino». Entrou. Urinou. Dirigiu-se ao lavatório. Olhou-se no espelho: estava abatido!
Também pudera; três dias e três noites viajando! O dinheiro era pouco, difícil se alimentar bem. Saudade de um sururu de capote e pirão, carregado na pimenta malagueta. Severino sorriu. Ensaboou-se cabeça, rosto e braços.
Mochila nas costas atrapalhava. Livrou-se dela, colocando-a no piso do sanitário. Voltou ao lavatório, ensaboou-se novamente. Enxaguou-se. Que delícia; agora estava refrescado. Olhou de lado, procurando algo para enxugar-se.

Histórias que os Pescadores Contam

Ontonte, eu tinha lido a istória que o JG, de Itatiba contô, dum liga que foi pescá no Mato Grosso e iscuitô a vóiz duma pessoa dizeno, com voiz bem fraquinha:
-Quando eu estô...; quando eu estô...; quando eu estô... .
O tár foi observá e viu um remoinho adebaxo dum tronco de ingazêro, donde um gainho incostava num pedaço de disco LP antigo que tava girano no remoinho i se iscuitava: quando eu estô..., como já disse inhantes.
O tár viu que era um pedaço de disco antigo e campiô, do lado de fora i achô ôtro pedaço du mêmo disco. Cum jeitinho, incostô o novo pedaço no antigo e: i num é que o raminho passô dum pro ôtro i o tár iscuitô o Roberto Carlos cantano:
-«Quando eu estô...aqui, eu tenho um pensamento lindo!!!!»

1 comentário:

  1. Daniel, obrigada por selecionares estes textos do nosso amigo e colaborador, que imagino que andaste a procurar e a colocar em ordem de publicar certinho, a fim de os nossos queridos leitores, verem como escreve o nosso caipira Acas, os seus causos e histórias, no estilo que admiramos e gostamos de mostrar ao mundo, porque quem afinal mais honra este projecto, é o seu criador a quem eu apenas aplaudo e tento seguir na medida das minhas possibilidades. Arlete Piedade Chefe de Redação

    ResponderEliminar