domingo, 4 de abril de 2010

Coluna de Arlete Piedade - Páscoa - A Renovação

Coluna de Arlete Piedade - Páscoa - A Renovação

A Páscoa, é um evento religioso cristão normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade, já que na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação.
Esse acontecimento teria ocorrido nesta época do ano no ano 30 ou 33 da nossa era e teria tido lugar durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto.

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de «passagem», comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário.

A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um «sêder do pesach» – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica.

Mas a Páscoa é celebrada em muitas culturas, sejam ou não de tradição cristã, e mesmo nos países cristãos é uma festividade mesclada com antigas festas pagãs e rituais de chegada da primavera. Na actualidade com a globalização, as tradições estão a ficar todas misturadas, com ovos e coelhos de Páscoa para todos, incrementadas pelo comércio, que nesta altura desejam aumentar as vendas, como aliás em muitas outras alturas em que se celebram datas festivas.

1 comentário:

  1. Por este poema da Páscoa, deixo o meu comentário fluir por tudo o que é Divinal. Parabéns! Fraterno abraço! Pinhal Dias - Amora - Portugal (www.osconfradesdapoesia.com)

    ResponderEliminar