sábado, 10 de abril de 2010

Coluna de Arlete Piedade - Pessoas que nos Honram - Gabriel Castanhas e São Correia, directores da Rádio Ondas Musicais.

Coluna de Arlete Piedade - Pessoas que nos Honram - Gabriel Castanhas e São Correia, directores da Rádio Ondas Musicais.

No final do ano passado o director do Jornal Raizonline informou-me que tinha iniciado contactos para estabelecer uma parceria com uma rádio online e solicitou a minha colaboração como Chefe de Redacção e divulgadora, no sentido de ser a representante do jornal, nos contactos a desenvolver com os directores da rádio.

Na sequência desse pedido, comecei a desenvolver o conhecimento com Gabriel Castanhas e sua esposa, São Correia, vindo a confirmar que temos certo número de objectivos em comum, nomeadamente, a defesa da nossa língua, usos e costumes, expressos através da cultura lusófona, presente em todos os países onde exista uma comunidade de portugueses e seus descendentes.

Desde que o nosso povo iniciou a saga dos descobrimentos, no século XV, expandindo-se através do oceano, na descoberta de novas terras onde se fixar, comerciar e expandir a nossa cultura e língua, que os portugueses não deixaram de se aventurar em todos os continentes e em grande número de países, desde os mais próximos geograficamente, aos mais remotos sejam a norte do continente americano, como o Canadá, sejam a sul como Brasil, sejam na Europa, como França, Suíça ou Alemanha, seja em Africa, onde as ex - colónias se mantêm como um baluarte importante na defesa da nossa língua e cultura, seja na Asia, onde os povos mantêm a nossa língua e cultura, muitas vezes com sacrifícios e sem apoios.

Enfim não há país no mundo onde não tenha chegado no passado, ou viva no presente, algum representante deste nosso cantinho á beira-mar plantado.

Na época em que vivemos, com a expansão da Internet, todas estas comunidades que viveram centenas de anos sem contactos entre si, estão agora mais unidas, graças aos esforços de homens e mulheres, que através das novas tecnologias, têm estabelecido as pontes de comunicação entre essas pessoas ligadas pelos mesmo anseios: - Ter notícias do seu país, da sua cultura, dos seus antepassados, que vivem ou viveram, ou partiram de Portugal e deixaram a sua semente, espalhada pelo mundo.

1 comentário:

  1. Esse é o caminho, unir jornal e rádio é uma combinação perfeita! A rádio acabou sendo um ponto de encontro e ao mesmo tempo um ponto de interação, pois há o sotaque. Fortalecer a língua portuguesa através da rádio e do jornal, é um meio até mesmo de sobrevivência.

    ResponderEliminar