domingo, 18 de abril de 2010

CORONEL FABRICIANO - Assombração - BENEDITO FRANCO

CORONEL FABRICIANO - Assombração - BENEDITO FRANCO

Mikhail Vassilievitch Lomonossov escreveu:

Carlos V, imperador, aconselhava a falar: com Deus em espanhol, com os amigos em francês, com os inimigos em alemão, com as damas em italiano. Mas se Carlos V conhecesse a língua russa, diria, certamente, que em russo se pode falar com todos: com Deus, com os amigos, com os inimigos, com as damas, porque a língua russa tem a majestade do espanhol, a vivacidade do francês, a força do alemão, a leveza do italiano e, além disso, a riqueza, a expressividade e a concisão do latim e do grego.

Assombração

Pelos quinze anos, passava férias na Casa de Campo...

Casa de Campo, onde os internos passávamos as férias, quando estudávamos em um internato em Congonhas, MG, Seminário São Clemente Maria, dos Padres Redentoristas.

Estudávamos de oito a nove horas por dia. Três semanas de férias em maio e em setembro. De meados de dezembro ao final de janeiro, também íamos para a Casa de Campo, aos pés da Serra de Ouro Branco - caminhávamos a pé, umas três léguas, distância calculada pelos colegas da roça - não passávamos férias nas casas de nossos pais.
Arrumávamos as trouxas - iam de caminhão - colocando as roupas necessárias para todas as férias. Havia dois campos de futebol, dois de vôlei e duas piscinas. Instalações simples e a comida ótima e farta. Uma capela onde assistíamos à missa diariamente.

Nessas ocasiões passeávamos subindo a serra e acampando durante o dia. Lá em cima, além da maravilhosa paisagem e vista quase a perder de vista, chapadões e córregos, assim como uma linda e perigosa cachoeira na parte de trás.

1 comentário: