domingo, 25 de abril de 2010

Parabéns Brasília - Por Maria da Fonseca

Parabéns Brasília - Por Maria da Fonseca

Cheguei ao Rio de Janeiro em 10 de Outubro de 1956. Oito dias antes, o Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira tinha dito, ao visitar pela primeira vez o local vazio onde seria construída Brasília por sua ordem :
«Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu País e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino».

Fui trabalhar para a fábrica de vidro plano e de vidro impresso que fora instalada por uma companhia portuguesa em São Gonçalo, Estado do Rio. A administração, os engenheiros e encarregados que construíram a fábrica eram todos portugueses. A data da minha chegada, fazia parte da grande empresa brasileira VIDROBRAS, e utilizava o mais avançado sistema de fabrico de vidro plano existente à época – o processo Fourcault.
Fornecia vidro para todas as regiões do Brasil e ainda para outros países da América do Sul.
Os camiões saíam continuamente carregados de vidro e passavam defronte da moradia onde se encontrava instalado o Laboratório que eu dirigia, à frente de uma equipa que controlava especialmente as matérias primas intervenientes no fabrico do vidro e também o produto final, entre muitas outras tarefas.
Observar os camiões do vidro que se destinava a ser utilizado na futura Capital acelerava os corações de todos nós. Brasília constituía um objectivo que entusiasmava todos os que trabalhavam na Vidreira. Kubitschek queria ver a nova Capital inaugurada em 1960.

5 comentários:

  1. Querida Maria,

    Adorei ler as suas recordações e conhecer a sua contribuição para esse projecto tão especial, como criar de raiz a capital de uma nação! Sinto orgulho de a conhecer e poder chamar-lhe minha Amiga! Um beijinho grande desta amiga, Arlete Piedade

    ResponderEliminar
  2. Maria querida,
    Tenho muito ORGULHO de você! Sabia? ;)
    Beijos, Luiza

    ResponderEliminar
  3. Como agradecer à querida amiga e redactora do Raizonline, Arlete Piedade, estas palavras que tanto me emocionam? Agradeço do coração a sua amizade que guardo com todo o meu carinho. Beijinhos, Maria

    ResponderEliminar
  4. O texto Parabéns Brasília de Maria da
    Fonseca reflecte o amor e a saudade de
    alguém que viveu "ao vivo" o início da
    construção da mesma e vivendo hoje distante
    não diminuiu o amor à mesma.
    Maria da Fonseca é uma pessoa extraordinária,
    sempre activa e atenta.
    Beijinho/Irene

    ResponderEliminar
  5. O texto está lindo, bem como a história que conta e a mensagem de fé que transmite: a história da construção de uma cidade e de um país como o Brasil e a fé nesse mesmo país, que tanta paixão desperta. Adorei!!!!
    Maria João

    ResponderEliminar