sábado, 19 de junho de 2010

SOUER SOURIRE - Glória e Tragédia - Por Afonso Santana

SOUER SOURIRE - Glória e Tragédia - Por Afonso Santana

Tendo lido os trabalhos do Daniel Teixeira sobre Mariana Alcoforado e Florbela Espanca e possível similitude ainda que remota de situações pelo menos psico - sociais, lembrei-me de um trabalho meu, que foi feito num fórum numa altura em que os fóruns ainda serviam para alguma coisa, trabalho este sobre um ícone do passado, mas do qual muitos ainda guardarão alguma recordação.

Trata-se da Irmã Sorriso, uma freira belga, que na altura fez furor com um seu único single...pois, isso existiu, uns discozinhos pequeninos em vinil, em termos comparativos o equivalente à disquete não HD com 640 Kb da nossa infância computadorizada.

Lembrei-me assim do refrão (parte dele) «Dominique, nique, nique» da Soeur Sourire, e estas minhas pesquisas por vezes são como as cerejas, lembrei-me também na altura que nem a Irmã Belga (que andava de bicicleta com cestinho) nem ninguém parece ter dado grande importância ao facto da repetição «nique, nique» ter algumas conotações menos próprias no calão francês: de uma forma geral pode dizer-se que «nique» tanto pode ser «lixar» no sentido pessoal, quer dizer, lixar alguém como «fazer amor» (num sentido bastante popularizado).

De qualquer forma a Freira belga andou aí por esse mundo a repetir o Dominique «nique, nique» e safou-se extraordinariamente bem. Logo abaixo junto um vídeo humorístico em rap da terceira idade onde os enérgicos velhotes se queixam que estão a ser «nique - ados» pela história imperialista e pela situação social e económico financeira.

Pois bem a Soeur Sourire (também conhecida como Sister Smile ou The Singing Nun) nasceu em 17 de Outubro de 1933 e faleceu em 30 de Março de 1985. Teve um sucesso mundial em 1963 com a canção «Dominique». O seu verdadeiro nome era Jeanine Decker e o seu nome no convento era irmã Luc-Gabrielle. Em 1966 um filme foi feito baseado na sua vida, com o nome «The Singing Nun», com Debbie Reynolds no papel principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário