sábado, 18 de dezembro de 2010

COLUNA DE ABILIO LIMA - Agenda europeia e Noticiário da União Europeia.

COLUNA DE ABILIO LIMA - Agenda europeia e Noticiário da União Europeia.
Agenda europeia

20 de Dezembro: Comissão apresenta a estratégia sobre a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na Comissão Europeia para 2010-2014.

20 de Dezembro: A Estónia vai adoptar o euro em 1 de Janeiro de 2011. O país encontra-se na última fase dos preparativos para a adopção da moeda única.

8 de Janeiro: A Comissão, em colaboração com a Presidência húngara, lança o Ano Europeu do Voluntariado - 2011.

10 de Janeiro: Conferência Instituto de Defesa Nacional: «A União Europeia - As questões institucionais», sede do IDN, Lisboa.

11 de Janeiro: Inauguração do Ano UE-China da Juventude em 2011. Responsáveis europeus e chineses assinam uma declaração comum sobre o reforço do diálogo e da cooperação em torno de questões relativas à juventude.

12 de Janeiro: A Comissão adopta o «Balanço anual do crescimento» que marca o primeiro ciclo de coordenação das políticas macroeconómicas, orçamentais e das reformas estruturais dos Estados-Membros, conhecido pelo nome de «semestre europeu».

Noticiário da União Europeia
Inquérito Eurobarómetro sobre as saídas profissionais dos diplomados: importância do trabalho em equipa, da adaptabilidade, da comunicação e das competências linguísticas

Um novo inquérito realizado junto dos empregadores europeus mostra que, aquando do recrutamento de diplomados, as competências ditas «não técnicas» têm tanta importância como as competências técnicas específicas e as competências informáticas. Uma larga maioria dos empregadores inquiridos respondeu que a capacidade para trabalhar em equipa (98 %), a faculdade de adaptação a novas situações (97 %), as competências em matéria de comunicação (96 %) e o conhecimento de línguas estrangeiras (67 %) desempenhavam um papel importante para o recrutamento. Cerca de metade das empresas muito presentes no mercado internacional considera as competências linguísticas como o principal trunfo para o futuro. Desenvolvimento em IP/10/1643, MEMO/10/638.

Preços de referência 2011 para os produtos da pesca: redução na maior parte dos produtos
A Comissão Europeia apresentou a sua proposta anual para os preços de referência do próximo ano relativos a produtos da pesca frescos e congelados. O mercado dos produtos da pesca parece estar a recuperar na sequência das quebras de preços em 2009. No entanto, a procura não aumenta por causa da prudência dos consumidores e do aumento dos preços de importação. Desenvolvimento em http://ec.europa.eu/fisheries/news_and_events/press_releases/021210/index_en.htm.
UE reforça regras em matéria de segurança do abastecimento de gás aos cidadãos

Entrou a 2 de Dezembro em vigor em todos os Estados-Membros da UE o novo regulamento sobre segurança de abastecimento de gás. Baseada nas lições extraídas da crise de gás russa ­ ucraniana de Janeiro de 2009, a nova legislação vai reforçar os mecanismos de prevenção e resposta à crise. Desenvolvimento em MEMO/10/641.
Terceiro trimestre de 2010: PIB da zona euro sobe 0,4% e o da UE 0,5%
Segundo as primeiras estimativas publicadas pelo Eurostat, no terceiro trimestre de 2010 o PIB da zona euro aumentou 0,4% e o da UE 0,5% em relação ao trimestre anterior. No segundo trimestre de 2010, a taxa de crescimento fora de +1% nas duas zonas. Em comparação com o terceiro trimestre de 2009, o PIB aumentou 1,9% na zona euro e 2,2% na UE, após um aumento de 2% nas duas zonas no trimestre anterior. Desenvolvimento em STAT/10/182.

Leia este tema completo a partir de 20/12/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário