sábado, 11 de dezembro de 2010

Crónicas «Ver e Sentir» - Por Cristina Maia Caetano - (LXI)

Crónicas «Ver e Sentir» - Por Cristina Maia Caetano - (LXI)

O que é para mim um verdadeiro mestre místico? Aquele homem douto, grande praticante e versado em conhecimentos esotéricos e místicos, que verdadeiramente ensina com sabedoria questões da alma? Aquele, que aponta caminhos, opiniões e direcções para a sublime iluminação?
Firmemente acredito, que certamente as duas coisas. Certamente que antes de tudo aprofundou um perfeito conhecimento de si próprio. Certamente que nessas circunstancias muito melhor os outros pode ajudar. Só depois, inicia a sua preciosa labuta.

E é para mim evidente que o mestre, tudo vê como se pela primeira vez ocorresse, sem que nada de semelhante algum dia se tivesse passado. Evidentemente, o mestre olha profundamente para aquilo que está a ser sentido, e explora a verdade aí contida. Evidentemente, que o mestre vive, sente e olha cada momento, só e apenas com pensamentos originais. Desta forma, o verdadeiro mestre vislumbra com clareza e verdade, o momento presente, tal e qual como ele é, no real acontecimento do aqui e agora.

Também de forma decidida e consciente, o mestre escolhe o que sentir em relação a alguma coisa. Da mesma forma convicta, escolhe como expressar os sentimentos acerca de algo que está a experienciar na criação da sua experiência diária, momento -a - momento. Mais uma vez, a atenção de um sábio mestre, é sempre o momento, o tal que é um tempo de criação! Genuína e pura recriação!

E eis aqui, um dos ensinamentos mais válidos que o mestre pode transmitir: - Cada um de nós, pode na mesma, sentir o momento como um acto de criação. Cada um de nós, pode de forma consciente, escolher como e o que quer sentir. Cada um de nós, pode literalmente aumentar a sua consciência. E aí, quando o conseguir, instantaneamente, os sentimentos de cada um, tal como os do mestre, transformam-se igualmente em criações e nunca em reacções. Tornam-se pois, nos nossos melhores amigos.

Lembrem-se pois, de pensarem carinhosamente no assunto, com a certeza que o melhor é mesmo não se fazerem julgamentos...

Leia este tema completo a partir de 13/12/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário