domingo, 19 de dezembro de 2010

COLUNA UM - Daniel Teixeira - O 100 é logo depois do 99

COLUNA UM - Daniel Teixeira - O 100 é logo depois do 99

Este número que sai hoje (o 100) já foi antecipadamente comemorado no anterior número, que aliás é um número bonito, 99, diga-se, em abono da verdade.
Pela minha parte, não ficando totalmente de lado do espírito da época uma vez que isso é impossível, tenho também de ir trabalhando um pouco, não porque a isso seja obrigado por força de outras obrigações senão as «morais» neste caso, mas porque assumo perfeitamente o principio de que quem corre por gosto não cansa.

Mas será isso mesmo assim? Quer dizer, o esforço dispendido num caso e noutro (com gosto ou sem gosto) será em principio o mesmo em termos de queima de calorias, não aceitamos, como é evidente o efeito dopante do entusiasmo e inversamente também não devemos acreditar que existe um maior desgaste quando não se corre por gosto do que quando se corre por gosto.
Assim. numa ponta e noutra do processo seria tudo igual no resultado...mas não é.

Será verdade que a chamada inspiração (o tal gosto de correr incluo-o dentro deste principio mais geral) consegue coisas que um espírito em fechamento não consegue. Assim se explicará, descartados que sejam eventuais factores genéticos diferenciadores, que duas pessoas nas mesmas condições produzam resultados diferentes no seu labor.

Diferentes sim, mas dizer desde logo que é melhor num caso do que no outro o resultado é pelo menos precipitado. Há coisas a que só o tempo dá uma resposta mais ajustada.
O que foi feito há 100 anos, por exemplo, pode ter levado esse tempo a produzir os seus resultados e aquilo que foi aceite como principio válido, porque resultou na altura, pode ter perecido 15 dias depois ou no decorrer destes tais 100 anos.

A coisa é sempre complicada quando se analisam perspectivas de realidade e de possibilidade.
Não vou escrever muito mais, estamos no Natal e este texto arriscava-se a entrar por caminhos muito pouco natalícios...vou mesmo entrar de férias a partir de agora e até ao inicio do ano.
BOAS FESTAS A TODOS
PS: o jornal continua eu é que vou mesmo descansar aquilo que me for possível sem colocar a continuidade do processo jornal e rádio em causa.

2 comentários:

  1. Muito bem Daniel, o descanso como qualquer outra satisfação é inerente ao ser humano, só que Alguém se lembrou, um dia, de inventar as contrariedades, cansaços e tristezas. Que grande maldade.

    Um bom Natal e divertido Ano Novo para si, amigo Daniel, e restante família.

    Liliana Josué

    ResponderEliminar
  2. Daniel, Para si e sua Família, os meus votos de um Ano de 2011 muito Feliz: repleto de Saúde, Paz, Amor, Alegria e Prosperidade. Para o Raizonline, e todos os seus colaboradores, os desejos de continuado Sucesso, e de que este magnífico empreendimento possa manter o patamar de excelência que, graças a uma dedicação admirável da sua Direcção e colaboradores, conseguiu atingir. Um grande abraço, Ilona

    ResponderEliminar