sábado, 11 de dezembro de 2010

O Projecto Aqui há Gato - Literatura e Arte Infantil - Por Arlete Piedade

O Projecto Aqui há Gato - Literatura e Arte Infantil - Por Arlete Piedade

JORNAL RAIZONLINE entrevista Sofia Vieira, proprietária da LIVRARIA AQUI HA GATO a propósito do seu 3º Aniversário.
Jornal Raizonline(RO):
Olá Sofia, muito obrigada por ter aceite o nosso convite para esta entrevista. Gostaria que contasse aos nossos leitores, como surgiu a ideia de abrir este espaço dedicado aos mais novos.

Sofia Vieira(SV):
Olá Arlete, eu é que agradeço pela divulgação. Respondendo á sua pergunta, desde os quatros anos que faço teatro amador, no Teatrinho de Santarém, mas também gostava de outras artes, como música, dança, pintura, escultura e escrita criativa. Como sou psicóloga educacional, trabalhava com crianças em jardins de infânica e escolas, onde fazia acompanhamento psicológico ás crianças, mas sentia uma lacuna, pois acompanhava os miúdos por um tempo curto, como por exemplo durante um ano lectivo, e depois tinha que recomeçar tudo de novo, perdendo os contactos com o grupo anterior. Então surgiu a ideia de ter um espaço próprio onde através da arte, pudesse dar um acompanhamento permanente, por um período de tempo mais alargado e onde possa acompanhar o crescimento das crianças.

RO: - Mas todas as crianças necessitam de acompanhamento psicológico, Sofia?

SV: - Em todos os contextos onde trabalhei, privilegiei a prevenção, não só para crianças de desenvolvimento normal, como para prevenir situações problemáticas futuras pelo que este projecto pretende essencialmente estimular a criatividade da criança mantendo a sua individualidade. Para esse efeito, temos aos sábados, um programa que inclui duas sessões gratuitas de histórias, de manhã e de tarde, e ateliers de arte a seguir, que podem ser de pintura, escrita criativa, escultura, música, expressão plástica ou dança e que todos os sábados são diferentes, bem como mudam também mensalmente.

RO: - Mas Sofia, sendo esses ateliers pagos, e perante a situação de crise que se vive, os pais das crianças, aceitam pagar sem objecções, esses valores?

SV: - As histórias são gratuitas, e como o Plano Nacional de Leitura estimulou bastante a divulgação do livro infantil, os pais preferem comprar livros e optar pelos ateliers, ao invés de gastarem dinheiro em brinquedos caros que se partem rapidamente. Fazemos também acompanhamento escolar, em horário pós-escolar, onde os miúdos, podem fazer os trabalhos escolares, e dedicaram-se á arte. Temos igualmente, ateliers para bebés, de música, pintura e dança.

RO: - Mas Sofia, acho isso muito interessante, e gostaria que nos explicasse como reagem os bebés e de que maneira são estimulados, sendo tão pequenos.

SV: - Por exemplo, na pintura, com o toque dos materiais, das tintas, que já fabricamos aqui, tintas comestíveis, que eles podem provar e verificar o sabor amargo e assim aprendem a não ingeri-las. Na dança, os pais acompanham-nos e ao fazerem os movimentos de dança com o corpo, os bebés vão imitar. Na música, temos a colaboração do Foco Musical, Companhia de Dança, de Lisboa, que se desloca a escolas onde estimulam as crianças a despertar para a música, apenas com objectivos pedagógicos, que excluem a aprendizagem.

RO: - Sofia já sei que vai festejar o 3º Aniversário do Aqui Há Gato, nesta semana. Quer fazer-nos um balanço destes três anos que agora se completam?

Leia este tema completo a partir de 13/12/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário