sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Prosa Poética de Ilona Bastos - Fauna & Flora: MILAGRE; Fauna & Flora: SONHOS; Fauna & Flora: Laços

Prosa Poética de Ilona Bastos - Fauna & Flora: MILAGRE; Fauna & Flora: SONHOS; Fauna & Flora: Laços


Fauna & Flora: MILAGRE

Está a crescer, na varanda, uma estranhíssima planta semelhante à Sagrada Família de Gaudi. Cheia de excrescências, que se erguem, na vertical, em pináculos múltiplos, de variadas espessuras e alturas. Um mistério, na verdade, porquanto tal bizarria nasce ao centro de um tufo de folhas de sardinheira, como se desta planta se tratasse também.
Cheguei a acreditar em tal, mas agora parece-me que não. E olho com expectativa os pólipos esverdeados que vão crescendo, multiplicando-se, esperando o dia em que dos casulos desabrochem pétalas, se forme a corola e desvende a flor.

Fauna & Flora: SONHOS

Lá em baixo, na calçada, junto à torre vizinha, era um tufo de belas folhas verdes, onde se escondia uma flor lilás. Uma campainha, certamente. E tão harmonioso era o conjunto que sorri, pensando: «Já ganhei o dia!».

O cão aproveitou para urinar em cima.

Mais adiante, há um pequeno jardim, em frente à antiga papelaria. Colocaram letreiros, para vender ou arrendar as instalações, mas não têm tido sucesso. Sem dúvida, por causa da crise.

Fauna & Flora: Laços

Dois escaravelhos enormes entraram-nos, ontem, voando, pela cozinha adentro.

Aterrou o primeiro, e surgiram os gritos: «Uma barata!»

Analisei o bicharoco preto, com nojo, e remeti-me a uma náusea prudente. Não sou entendida na matéria, mas não me parecia uma barata.

Quando o segundo fez a sua entrada, à vista de todos - as enormes asas abertas, assustando-nos -, confirmei o facto: «Não são baratas!»

Leia este tema completo a partir de 06/12/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário