domingo, 13 de junho de 2010

A Lenda do Galo de Barcelos - Por Arlete Piedade 

A Lenda do Galo de Barcelos - Por Arlete Piedade

Barcelos é uma cidade no norte de Portugal, pertencente ao distrito de Braga. É o maior concelho de Portugal, englobando 89 freguesias que se localizam entre os vales dos rios Neiva e Cávado.Podem ver a sua localização aqui:Localização de Barcelos

O povo de Barcelos é dotado de grande dinamismo cujo maior exemplo é a exuberância do seu artesanato, sendo o Galo de Barcelos o artigo mais conhecido, e divulgado em todo o mundo, a tal ponto que se tornou um dos símbolos de Portugal.
Mas igualmente o desenvolvimento económico é relevante, assim como o património arquitectónico, testemunhos de uma história rica, cujos monumentos poderão ver no vídeo seguinte:

Incustrado no coração do Minho, a caminho de Espanha e na rota do famoso Caminho de Santiago, por onde os peregrinos desde há centenas de anos se dirigem ao santuário de Santiago de Compostela em Espanha, o concelho de Barcelos tem vistas e paisagens magníficas, onde sobressai o verde da vegetação sempre fresca, e ao longe o azul do mar.
Mas afinal qual foi a lenda do célebre Galo de Barcelos, cujas figuras tanto inspiram os artesãos de Barcelos, que o representam com várias ilustrações e tamanhos?

Conta a lenda que há muitos anos, na Idade Média, o bom povo de Barcelos, andava alarmado e assustado com um crime que tinha acontecido e não se descobria o culpado, pelo que todos andavam receosos e com medo de sair de casa.
Então um dia apareceu um galego na cidade, que disse que ia a caminho de Santiago de Compostela, em peregrinação e era devoto do Santo e de Nossa Senhora.
Mas naquela época em Portugal, (como em qualquer época e em qualquer local), o que era desconhecido era suspeito de todo o mal e os galegos não tinham muito boa fama.
Galegos são os naturais da Galiza, região a norte de Portugal para onde o pobre forasteiro se dirigia, e habitualmente eram conhecidos por emigraram para Portugal, onde sobreviviam de pequenos negócios quase sempre no ramo hoteleiro, ou seja comidas e bebidas, pequenas tabernas que originavam uma certa desconfiança nos seus proprietários.
Portanto o povo de Barcelos, tinha encontrado o bode expiatório perfeito e logo o pobre galego foi olhado com desconfiança e preso acusado do crime, cujo autor ainda não se tinha encontrado.
De nada serviram os protestos de inocência do pobre homem, que levado á presença do juiz, foi condenado a ser enforcado no dia seguinte e enfiado no calabouço.

No dia seguinte, como o preso continuava a protestar, antes de ser conduzido á forca, para execução da sentença cruel, foi de novo levado a seu pedido á presença do juiz, que se encontrava a banquetear-se com um grupo de amigos.
Perante os repetidos protestos de inocência do pobre galego, e a risota dos presentes, este num assomo de desespero, apontando para um galo assado que se encontrava em cima da mesa, numa travessa, exclamou:
- Sou tanto inocente, como é certo esse galo se levantar e cantar, quando eu estiver a ser enforcado!
As risotas amainaram e o juiz não teve coragem de tocar no galo, empurrando a travessa para o lado, enquanto a comitiva que levava o preso, se dirigia para o local onde se encontrava a forca.
Mas naquele momento, perante o espanto dos presentes, o galo assado, levantou-se e cantou!

2 comentários:

  1. Mais uma vez a Fada ilustrou-me. Tinha grande curiosidade a respeito do Galo de Barcelos. Agradeço, de coração. Vida longa a Arlete; a Fada das Letras!

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga Arlete, foi uma surpresa ler esta lenda, e saber sobre o GALEGO, adorei, muito bem escrita e na arte também, meus
    PARABÉNS
    Efigenia Coutinho

    ResponderEliminar