quinta-feira, 22 de julho de 2010

Coluna de Cecilio Elias Netto - Acabou-se o que era doce

Coluna de Cecilio Elias Netto - Acabou-se o que era doce

No dia 24 de junho passado, fiquei aguardando o relógio marcar as 10 h. da manhã. Era o horário, daquele dia, em que minha mãe me contou ter eu nascido. Quando os ponteiros marcaram as 10h., dei por encerrada, conforme já contei, o jornalismo investigativo, de denúncias, de enfrentamentos que desenvolvi por 54 longos anos. E, então, comecei o livro que pretendo seja o último de minha carreira, tal o esforço que demandará, tal o tempo que exigirá de mim.

Tomada a decisão e iniciada a nova jornada, digo que, agora, são metas proustianas que me encantam e que me desafiam. A indignação continua a mesma, mas não posso e nem devo mais travar combates em que me sinto cada vez mais solitário e, na maioria das vezes, ridículo, como daqueles tragicômicos D.Quixotes diante de moinhos de vento.

Ora, é preciso rever e rever-se, olhar e olhar-se e, então, entender que tudo mudou, incluindo o povo, ou especialmente ele. Pois, mesmo com campanhas solitárias de alguns – como a da vitoriosa ficha limpa – há uma apatia quase geral diante de escândalos, da corrupção, como se o cansaço tivesse abatido a população e o convívio com o mal o tivesse banalizado. Há uma cegueira proposital diante de grandes negociatas, de roubalheiras, de infâmias contra o povo. Incluindo grande parte da imprensa.

Dedico-me, pois, com entusiasmo renovado, a esse livro que vou contendo para não escapar em jorros, tal a ansiedade e o agora para mim quase inacreditável volume de acontecimentos, de fatos, de pessoas, de mudanças, de transformações. E, sim, uma viagem proustiana, mas não em busca do tempo perdido. Sinto ser o reencontro com o tempo vivido. Esse livro, pois, um outro de uma história iconográfica de Piracicaba – com fotos e postais – somam-se ao sonho de, a pouco e pouco, tornar A Província como que uma pequenina enciclopédia temática de Piracicaba.

Leia este artigo completo a partir de segunda feira 26/07/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário