sexta-feira, 16 de julho de 2010

José Varzeano - A Ribeira do Vascão

José Varzeano - A Ribeira do Vascão
Pequena nota: Com a abordagem à Ribeira do Vascão no que concerne ao seu trajecto no concelho de Alcoutim, completámos o que pretendíamos fazer, referir as ribeiras que se desenvolvem, pelos menos em parte por terras alcoutenejas.Referimos a Ribeira de Cadavais ou de São Marcos, depois a de Odeleite, passando a seguir para a da Foupana.Terminamos hoje com a do Vascão.JV

Das quatro ribeiras do concelho de Alcoutim é a única que por ele não passa, visto que só a sua margem direita banha terrenos alcoutenejos em grande parte do seu trajecto, enquanto a esquerda o faz em relação a outros concelhos, nomeadamente o de Mértola.
Nasce na Serra do Malhão (Caldeirão) no sítio chamado Vale de Eguas, concelho de Loulé. No Inverno é caudaloso recebendo vários contributos, entre eles o Vascãozinho ou Vascanito, o que impede a sua passagem onde não há pontes, no entanto no Verão quase se seca, deixando, contudo, vários e grandes pegos.

A partir das proximidades da Casa Nova do Pereirão, freguesia de Martim Longo, serve de linha divisória entre o Algarve e o Alentejo.
A primeira ponte existente no concelho de Alcoutim é a que liga Casa Nova à freguesia de Santa Cruz, concelho de Almodôvar. Estava a funcionar em 1997 e foi adjudicada por 100 mil contos.


Até à foz não passa junto a qualquer povoação ainda que muitas do concelho de Alcoutim, tal como do de Mértola lhe fiquem perto.
O Monte do Pessegueiro fica-lhe relativamente próximo, indo acontecer o mesmo ao dos Castelhanos ambos da freguesia de Martim Longo.

Em 1991 já havia estrada pavimentada até à Ribeira do Vascão onde veio a ser construída uma ponte inaugurada em 1998, tendo por localidades mais próximas Castelhanos e Penedos (São Miguel do Pinheiro).

Leia este artigo completo a partir de segunda feira 19/07/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário