sábado, 31 de julho de 2010

Conto Infantil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - AS CEGONHAS EXEMPLARES

Conto Infantil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - AS CEGONHAS EXEMPLARES

Um casal de cegonhas fez o seu ninho no cima duma árvore. Escolheram um ramo bem alto, porque tinham ouvido dizer a umas amigas cegonhas, que haviam perdido os ovinhos postos num ninho construído com muito amor, uma vez que o fizeram num ramo mais baixo e se ausentaram para um passeio. Quando regressaram, nem os ovos nem o ninho estavam na árvore.

Antes que lhes acontecesse o mesmo e para não sofrerem um desgosto, escolheram a árvore mais alta e o ramo mais alto dessa árvore.

Fizeram viagens para lá e para cá a transportar o material para a construção do ninho, e quando este ficou concluído, a cegonha fêmea pôs ali quatro ovinhos e combinaram, que durante os dias de incubação, um deles permaneceria no ninho, não só para chocar os ovos, como também para os resguardar, não fosse acontecer algo de mal aos seus ovinhos.

Assim foi:

Durante trinta dias, uma delas permanecia no ninho, enquanto a outra ia buscar comida - peixinhos, caracóis, ratinhos - e quando aquela que tinha saído, regressava, já a outra a aguardava impaciente.

Ficavam muito contentes quando se reencontravam, faziam muitas festas uma à outra e olhavam embevecidas para os ovinhos dos quais dali a dias sairiam os filhos. Depois comiam a sua refeição, mas sem abandonarem o ninho. Entretanto chegava a noite e descansavam, para no dia seguinte pela manhã partir o que tinha permanecido no ninho na véspera.

Foram-se revezando durante trinta dias e no trigésimo primeiro dia coube a vez à cegonha macho que, porque sabia que os filhos nasceriam nesse dia ou no seguinte, fez todo o esforço por arranjar comida rapidamente, pois queria regressar a casa quanto antes. Teve tanta sorte que ao poisar num penhasco bem perto de casa, olhou para o chão e viu dois ratinhos tão sossegados que só poderiam estar a dormir. Sem hesitar, desceu, apanhou os dois ratinhos e ainda alguns caracóis.

Leia este conto completo a partir de 02/08/2010

2 comentários:

  1. Que lindo o Conto Infantil As Cegonhas Exemplares da querida Escritora Cremilde!
    Um exemplo a seguir por muitos, Amiga.
    Parabéns!
    Abraço

    ResponderEliminar