sexta-feira, 30 de julho de 2010

Poesia de Ilona Bastos - Fim-de-Semana - MAR – III - MAR – IV

Poesia de Ilona Bastos - Fim-de-Semana - MAR – III - MAR – IV


Fim-de-Semana

Fim-de-semana é oásis
Palmeira verde e lagoa.
Namoro terno em Paris
Champagne, comida boa.

E sopro de brisa amena
Carícia de ar na alma,
E onda do mar que acena
Afago que o corpo acalma.

E sono, sonho, poesia
Livro, filme, exposição,
E dança, arte, magia
Música, canto, canção.

MAR – III

Do rectângulo que é janela
Me aproximo,
Atraída pelo azul intenso,
Delicadamente debruado a branco
Numa faixa estreita
Junto à mancha bege
Do areal.

E as rochas, manchas também,
Que abrigam as gaivotas
Brancas,
E o bordado verde das folhas
Das árvores, que brilham
Em primeiro plano,
Tudo me atrai para o
Rectângulo que é janela.

MAR – IV

Proponho-me ser eu
Em vez de nós,
E singular descer
Ao areal.

Momentaneamente
Cercada de paredes,
Vejo no interior do meu olhar
As manchas bege, branca e azul
Da areia, da espuma e do mar.

Imagino-me descalça,
Caminhante sobre a borda da água
Que sei ser macia,
Deixando que a espuma
Borbulhe brilhante sobre a minha pele,
E que o mar
Aqui tão suave e transparente
Se desdobre e deslize, fluído
E luzidio, sobre a areia
E os meus pés.

Leia estes poemas completos a partir de 02/08/2010

1 comentário: