domingo, 5 de dezembro de 2010

COLUNA UM - Daniel Teixeira - A inolvidável leveza de se ser

COLUNA UM - Daniel Teixeira - A inolvidável leveza de se ser

Algumas pessoas, não muitas, têm-se-me queixado (delicadamente) que eu escrevo e falo de uma forma muito complexa, que devia ser mais acessível naquilo que escrevo e digo, enfim...que deveria esforçar-me por ser menos eu sendo mais eu para o outro.

Este problema, se é que é um problema, tem atravessado gerações: sabemos que uma coisa e outra têm os seus inconvenientes, ou seja, dar às pessoas aquilo que elas querem esmagando ou pelo menos flectindo aquilo que somos ou mantermo-nos como somos esperando que as pessoas nos entendam abrange todos os sectores da sociedade.

Eu próprio me queixo do mesmo, por vezes: a enormidade de siglas por exemplo que são familiares a algumas pessoas que são ditas com naturalidade e presteza e que eu tenho dificuldade em entender desde logo e peço explicação será um caso. Exemplo fraco, eu sei, mas não deixa de ser um exemplo.

Eu ainda não consegui aprender as siglas que referem os diversos Estados do Brasil e eles são uma remessa deles assim como não percebo peva da distribuição geográfica e horária actual no Brasil: deveriam os Brasileiros tornar-se mais acessíveis para mim, por exemplo (e para mais gente ao que sei) traduzindo desde logo para palavras correntes aquilo que querem dizer com DF (esta eu sei, Distrito Federal!) ou com a divisão territorial Região Norte, Região Nordeste, Região Centro Oeste, Região Sudeste e Região Sul ? (cabulei isto tudo, esclareço).

O exemplo pode não ser o melhor mas dá uma ideia das diferenças de terminologia que são necessárias...porque são necessárias! E não há outra forma de dizer as coisas sem deixar de as dizer ou sem ter de se fazer uma detalhada exposição sobre o que nós chamamos de «explicar o funcionamento do relógio quando se perguntam as horas».

A minha vida tem-se debatido com esse problema ao longo dos tempos uma vez que tenho trabalhado não pouco amiúde no jornalismo: deve-se «dar» às pessoas aquilo que elas querem ou antes deve-se exercer uma função didáctica (com que direito e com que delegação ou autoridade pudemos perguntar...).

Bem, não será esse o caso que devemos colocar em cima da mesa para discussão: qualquer diálogo se faz entre pessoas que forçosamente são diferentes, mesmo que as afinidades possam existir em campos específicos. A moldagem dos discursos faz-se nesse mesmo diálogo, nessa interacção e nem sempre resulta, todos sabemos.

Os ensinos sobre saúde e prevenção da doença, por exemplo, e para falar num campo que conheço também relativamente bem têm sérias possibilidades de cair em saco roto...umas vezes por desfasamento que não é de ordem verbal, mas sim da ordem dos costumes.

A unidade das linguagens é impossível de ser realizada e aliás é também isso que faz a riqueza dos movimentos linguísticos: características específicas devem ser mantidas, na minha modesta opinião:

Leia este tema completo a partir de 06/12/2010

1 comentário:

  1. Caro Daniel,
    Fiquei comovido e orgulhoso por você mostrar, mais uma vez, um de meus textos caipiras; ainda mais usando-o para ilustar um pensamento seu.
    Não fosse o ano difícil que atravessei e o momento de incerteza vivido atualmente por mim, diria que sua menção ao meu texto é o presente de Natal que eu esperava do Papai Noel (ou Papai Natal, como os lusos dizem). Muito obrigado, editor.

    Gostaria de dizer-le algo sobre as siglas dos estados da República Federativa do Brasil:
    RS=Rio Grande do Sul/RN= Rio Grande do Norte/MG=Minas Gerais/MT=Mato Grosso do Norte/MS=Mato Grosso do Sul/PA=Pará/PR=Paraná/RJ=Rio de Janeiro/SP=SãoPaulo/SC=Santa Catrarina/ES=Espírito Santo/BA=Bahia/PI=Piauí/CE=Ceará/PE=Pernambuco/MA=Maranhão/PB=Paraíba/AL=Alagoas/GO=Goiás/SE+Sergipe/TO=Tocantins/AM=Amazonas/DF+Distrito Federal/AP=Amapá/RR=Roraima/AC=Acre/RO=Rondônia.
    A região Norte: RR, AP,AM,PA,AC,RO,TO.
    Região Nordeste: MA,PI,CE,RN,PE,SE,BA,AL.
    Região Centro-Oeste: MT, GO, MS, DF.
    Região Sudeste: MG, ES, SP,RJ.
    Região Sul:PR, SC, RS.

    É isso!
    ACAS

    ResponderEliminar