sexta-feira, 9 de julho de 2010

COLUNA UM - Daniel Teixeira - O futebol - As Seleções do Raizonline - A Rádio Raizonline

COLUNA UM - Daniel Teixeira - O futebol - As Seleções do Raizonline - A Rádio Raizonline

O Campeonato do Mundo retirou-nos clientela: primeira constatação. Durante este período mais ou menos quente, na Africa do Sul jogava-se à bola e não se lia o Raizonline, nem no País de Mandela nem noutros lados. A cultura predominante neste período foi a táctica, o bom jogador, a equipa bem organizada: que sabe defender bem e parte lesta para o contra ataque ou recupera logo as bolas a meio campo.

As Seleções do Raizonline

Este assunto estava sobre relativo controle até há pouco tempo. Primeiro constatámos que havia muitos mais potenciais editados do que o espaço disponível num livro de tamanho razoável. Fizeram-se algumas consultas informais: escolher uma bitola mais alta, uma bitola diferente ou editar um segundo exemplar.
No plano da bitola (medida certa para a coisa acertar) seria a nosso ver injusto não publicar tanto trabalho de qualidade e seria injusto também fazer um primeiro e um segundo volume que pudesse dar a ideia de que havia publicados escolhidos de primeira (edição) e de segunda (edição).
Depois temos a questão do enquadramento do(s) volume(s) de forma a dar-lhe algum equilíbrio entre os temas (poesia, conto, crónica, cultura e educação, etc.). Nada de impossível, é um facto, mas complicado sempre.

A Rádio Raizonline

Desde há uns tempos para cá, cerca de três meses sensivelmente, temos vindo a meter com maior frequência poesia declamada em ligações no nosso jornal. Temos neste momento uma estrutura mínima montada que nos permite pensar na possibilidade de termos textos poéticos e outros ditos por pessoas que para tal têm apetência e qualificação.

Tivemos até há dias uma parceria com uma Rádio que acabou por funcionar como elemento despoletador desta nossa actual vontade de metermos em marcha uma Rádio nossa, seguindo os parâmetros e figurino deste jornal que agora lêem.

Vamos começar brevemente com emissões experimentais que se resumem inicialmente a música intercalada com noticias, crónicas, resumos dos textos publicados em cada semana, referências aos nossos colaboradores e ao jornal.

Abrimos já uma recolha de spots curtos de apresentação dos colaboradores do jornal e da rádio e iremos metendo com o tempo locução pontual, noticias de interesse do mundo da cultura lusófona, ibérica e latino americana. Não pudemos esquecer os laços de proximidade que ligam por exemplo Portugal e Espanha e comunidades autónomas e esta à América Latina assim como não pudemos esquecer os laços de proximidade entre o Brasil e países da América Latina.
Por outro lado existem comunidades lusófonas fortes quer na América Latina, quer nas proximidades de alguns países africanos de língua oficial portuguesa, assim como o português se apresenta em muitos países como segunda língua de opção.

A CPLP, por muito que nos custe reconhecer algum valor a uma instituição eminentemente de topo, quer dizer, feita de cima para baixo e não de baixo para cima dado que é em «baixo», no povo, em nós, que está a preservação da cultura portuguesa ou de outra qualquer, tem tido a virtualidade de congregar (sempre no topo) países limítrofes ou não de muitas ex-colónias portuguesas. Isso também não nos pode passar ao lado, deve merecer a nossa atenção...e a Net em nós, escrita (pelo Jornal) ou falada (pela Rádio) tem muito a ganhar nestes campos todos...

O mundo está em mudança há tempo suficiente e nós também mudamos com ele: estejam pois sempre connosco que vamos seguramente no caminho certo porque, em última análise, é impossível haver outro caminho...

Leia este artigo completo a partir de segunda feira 12/07/2010

1 comentário:

  1. Um texto politicamente correto, mostrando um amadurecimento e uma força descomunal em vencer! Que bom que seja assim, pois a qualidade é o melhor que pode ter para a eternidade!

    ResponderEliminar