domingo, 8 de agosto de 2010

CARTAS PARA PORTUGAL - Por Dulce Rodrigues - O Jardim Botânico de Genebra

CARTAS PARA PORTUGAL - Por Dulce Rodrigues - O Jardim Botânico de Genebra

Estive recentemente em Genebra de visita a um dos meus filhos e, como não podia deixar de ser, sempre que o tempo permite, fui até ao Jardim Botânico.

Adoro jardins e o Jardim Botânico de Genebra é um dos mais belos que conheço. Situado não muito longe do centro da cidade e estendendo-se ao longo de uma parte do lago, é uma janela aberta para a magnífica paisagem dos Alpes, um belo lugar de lazer e de sensibilização à conservação da natureza.

Mas não é só isso. O Jardim Botânico – que inclui também um conservatório, uma biblioteca e um erbário – é um museu vivo, ao ar livre, com uma forte componente pedagógica. Este é, sem dúvida, um dos aspectos que mais me encanta, pois, aqueles que me conhecem sabem bem quanto me interessa não só a preservação da natureza, mas também todo o material didáctico que a natureza nos pode proporcionar. A gestão da colecção de plantas do jardim implica a catalogação e etiquetagem de praticamente todas as plantas que aí se encontram.

E como a base da colecção de um jardim botânico implica a troca recíproca de sementes com outros jardins do mundo, o Jardim Botânico de Genebra corresponde-se com cerca de 800 outros jardins botânicos espalhados pelo mundo. O Jardim Botânico de Genebra abriga, assim, plantas vindas directamente dos países de origem.

De entre as várias secções em que está dividido o jardim, destacam-se as estufas, os jardins pedregosos (conhecidos em arquitectura paisagística como «rocailles») e o arboreto (arboretum) ou área destinada ao cultivo de uma coleção de árvores ou arbustos. Quanto ao erbário, não se encontra infelizmente aberto ao público, mas organizam visitas de grupo várias vezes por ano.

Leia este tema completo a partir de 09/08/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário