sexta-feira, 20 de agosto de 2010

COLUNA UM - Daniel Teixeira - Lições da comunicação

COLUNA UM - Daniel Teixeira - Lições da comunicação

Uma das coisas de que me orgulho muito, sem falsa imodéstia e com modéstia mesmo é a minha vontade de estar sempre a aprender. Não é nada de especial, esta sede de ir sempre sabendo mais. No fundo todos, todo o ser humano e não humano, têm esta vontade de ir sempre aprendendo e nalguns casos têm a necessidade de ir sempre aprendendo.

Os irracionais não aprendendo no sentido «racional» do termo - e até que lhes seja concedido novo estatuto - refinam os hábitos, as chamadas rotinas. Por exemplo, um animal que segue sempre o mesmo caminho, ao deparar-se com algo que desconhece e que o ameaça (mesmo não ameaçando) porque lhe é diferente, porque lhe altera o ambiente «gravado», altera o seu percurso: contorna, se pode, ou retoma-o com uma nova orientação, por vezes tendo de regressar ao ponto de partida. Lembremo-nos dos conhecidos cavalos de circo quando se «enganam» no passo...

Aprender faz pois parte da essência do homem (e do animal com as condicionantes terminológicas referidas atrás), só que uns (Animal Farm ou o Triunfo dos Porcos de Orwell) aprendem mais que outros, são em suma mais iguais que outros - curioso paradoxo este...
Ora e voltando à minha pessoa e para não preencher aqui «toneladas» de linhas adormecedoras, com esta coisa da rádio eu tenho aprendido muito: caramba (!), se tenho aprendido!

De um lado aprendi que este nosso mundo afinal está cada vez mais prenhe de gente simpática. E que é muito fácil obter-se essa simpatia e esse retorno sem grande esforço e nem grande estudo - aliás é bom que se saiba que não estudei nada sobre comunicação na rádio previamente.

Parti do principio - que aliás tenho defendido desde há muito - e que assenta em raciocínios lógicos como estes: se nós existimos, se temos o nosso circulo familiar e de amizades, se gostamos de ser como somos e por reflexo sabemos que as pessoas gostam (ou não gostam outras) da forma como somos há que ser natural e há que sermos nós mesmos. Simples...


Leia este tema completo a partir de 23/08/2010

3 comentários:

  1. Ora viva Daniel
    Até a dormir se aprende.
    Desejo a continuação de cada vez sempre mais sucesso para o jornal e que a recém-nascida rádio se torne numa menina curiosa e numa mulher forte e criativa.
    Um beijinho para si e outro para a sua ótima colaboradora Arlete.
    Liliana Josué

    ResponderEliminar
  2. Daniel,
    Concordo contigo em tudo que dissestes. contudo, tenho tido dificuldade de "participar" da rádio: consigo deixar recados, porém não sei como acessar a Arlete ou outra pessoa que esteja comandando a rádio no momento. Gostariade receber instruções.

    ResponderEliminar
  3. O msn da rádio é raizonline@hotmail.com, mas só está online quando tem alguém por detrás, como é evidente...a rádio continua em período experimental e considera-se que deve estar com msn aberto das 20 às 4/5 horas da manhã de Portugal (menos 4 aí) mas tal não acontece infelizmente porque ela trabalha sozinha uma parte substancial do tempo.

    Vamos arranjar permanências: por agora estou eu das 2 às 5 da manhã de Portugal.

    Abraço

    Daniel

    ResponderEliminar