sexta-feira, 27 de agosto de 2010

História do Ferro de Engomar - Por Afonso Santana

História do Ferro de Engomar - Por Afonso Santana

A origem remota do ferro de engomar embora tivesse a ver com o alisamento de peças de vestuário não foi inicialmente visto e usado neste plano a que a sociedade moderna nos habituou hoje.

Fazendo algumas pesquisas na internet (sobretudo no site http://eurekaweb.free.fr/vh1-fer_a_repasser.htm ) pode ler-se um pouco da história do ferro de engomar e saber-se também um pouco sobre este aspecto diferenciador do conceito comum que se foi construindo ao longo dos tempos e que dá hoje uma ideia de haver alguma dispensabilidade na utilização do ferro de engomar caso se viva em ambientes longínquos ou poucos frequentados e onde as necessidades de uma boa apresentação das roupas possam ser aligeiradas.

Nas suas origens o acto de alisar um tecido esteve ligado (cerca de 130.000 e 70.000 anos A-C.) ao facto de se ter iniciado a costura e ser necessário diminuir o volume das costuras (junção de duas peças de tecido) e mais ainda pela razão concreta que esteve ligada ao facto dos tecidos grossos (peles) cosidos com fios grossos de pele ou de entrelaçados de folhas ou caules ferirem a pele do portador de tais vestimentas.

Para o efeito de alisar e/ou amolecer as costuras era então usada uma pedra na parte interior do local no tecido a alisar e um osso de mamute polido (ao que reza a história e posteriormente de outros animais) que repassava no lado exterior da costura. Da pressão então exercida e da passagem de um sobre o outro resultava então a diminuição do volume da costura e o amolecimento da junção no tecido.

Legenda: No Museu de Haugesund (Noruega) e no Museu do Folclore de Oslo estão expostos maxilares de animais datando de 700 a 1000 D.C. tendo estes servido para alisar e polir tecidos o que nos dá a ideia da continuidade do processo e do uso do utensílio (cerca de 140 mil anos).

Leia este tema completo a partir de 30/08/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário