sábado, 14 de agosto de 2010

O Dom Queixote e o Sancho Prancha - Conto - Humor por Conceição Bernardino

O Dom Queixote e o Sancho Prancha - Conto - Humor por Conceição Bernardino

Dom Queixote perdera o juízo na rua do Sobradinho lá prós lados da Vila de Cima, queria ser reconhecido a todo o custo, nem que fosse à lei do estandarte. Dizia-se senhor das palavras escritas, que Camões colheu, dos feitos do Gama e do Infante, do Bocage, o alucinado herdara o penteado.

Um dia jurou vingança, pediu ajuda ao seu fiel mano Sancho Prancha, um lavrador vindo da parvónia, que confundia nabos com nabiças.
Este aceitou de imediato o pedido do Viriato desde que lhe pagasse umas feriazitas na Ilha dos Gormitis, onde habitam uns monstrinhos com falta de sal na moleirinha.

Fizeram-se à estrada mas ninguém lhes deu boleia, a pobre da Mula já não andava, nem de frente nem de lado, sentia-se cansada, sofria de má circulação e de cólicas renais, tinha passado o dia anterior na feira de Anais. Servia de poiso para regalar uns postais, fotos e caricaturas, era Mula estimada, fidedigna e recatada, sócia número dois da cooperativa das Mulas de Cima.

Dom Queixote iria até ao fim ou não fosse cavaleiro pedante. Subitamente avistou um grupo de idosos acabados de chegar numa excursão da Pavoa de Lanhoso, mas o alucinado era tão ranhoso que disparou uns quantos livros de outros escritores menos lidos, aos quatro ventos da Penha.

- Prancha, Prancha ao ataque olha lá estão eles, os cobardes que me querem roubar a literatura. Como são fortes e barrigudos devem ser castelhanos, atira-lhes com o Neruda ou com o Salvador, que eles piram-se já daqui.

Prancha aparvalhado, respondeu:
- Meu amo repare bem, são um grupo de idosos que visitam a nossa Penha, que mal nos podem fazer?
- Não meu fiel trapaceiro!
Para além de burro és parvo como a pêra rocha, não vês o que os gajos trazem na mão, espadas de vários tamanhos, vamo-nos a eles.

Leia este conto completo a partir de 16/08/2010

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    obrigada pela leitura e pela postagem deste meu conto humoristico.

    Beijinho

    ResponderEliminar