sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CORONEL FABRICIANO - 054 - Deixa comigo! - 111 - Primeiro de abril de 1964 -  BENEDITO FRANCO

CORONEL FABRICIANO - 054 - Deixa comigo! - 111 - Primeiro de abril de 1964 - BENEDITO FRANCO

Rio construirá 10 mil casas para remover famílias ( O Globo)
...Eu acredito... e você?... Em promessa de político a gente acree... dita... A chuva já parou...

054 - Deixa comigo!

Alguns parentes e amigos estávamos na casa de um primo de onde se ouvia o que se passava no interior da residência do vizinho ao lado. Incrível: - quaisquer conversa ou barulho, por menor que fosse, eram percebidos e compreendidos.

Nesse dia, houve uma tremenda briga entre pais e o casal de filhos - presentes mais um irmão e um amigo.

Conversa vai, papo vem, alguém disse que brigas eram comuns e que todo aquele barulho era para o filho tomar dinheiro do pai - desejava depenar a economia dos pais para as farras e a compra de drogas para si, para a irmã e para os amigos.

Resolvemos achar uma saída para o caso.

Quanto ao amigo, os pais amigos de todos, ninguém quis assumir a responsabilidade de levar até eles o fato de o filho estar entrando no submundo das drogas.

111 - Primeiro de abril de 1964

Quando houve a revolução de 1964, no dia primeiro de abril, eu, no Rio, ouvi tiros e mais tiros, parece-me de fuzis e canhões, pelos lados do Palácio do Governador – o Palácio Guanabara. Eu estudava logo em frente, a poucos metros do Palácio, na Rua Paissandu, e morava próximo, no Bairro do Catete.

Pela movimentação, tensão e o ambiente carregado, recomendava-se não sair de casa, mas pelo rádio, ouviam-se os gritos do Governador Carlos Lacerda, dando ordens desesperadas a seus soldados – a invasão pelo Exército era eminente. Como sempre, depois de algum tempo, houve uma trégua e um acordo, mas, pelo barulho, deve ter morrido muita gente (isso não se comenta e muito menos se divulga!).

Em um Diretório da UDN, onde filiei-me, à Rua do Catete, tive oportunidade de conhecer e falar com o Carlos Lacerda e alguns «papas» do Partido – Sandra Cavalcante entre eles.

Carlos Lacerda foi deputado federal, um dos maiores oradores que o Brasil já teve. Como Governador do Estado da Guanabara, revolucionou o Rio com suas inúmeras obras e abriu uma sala de aula para cada dia de seu governo – foi quando começaram a aparecer as escolas públicas noturnas – eram raras.

Leia estas crónicas completas a partir de 09/08/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário