A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - QUEM BEM TE AVISA...... - Tempo é tudo - BOM APETITE ! - O MAL ATACA-SE NA RAIZ - NEM TUDO O QUE PARECE.... - CASAMENTO ENTRE VIRGENS
QUEM BEM TE AVISA......
QUEM BEM TE AVISA......
- Um conselho davam os mais experientes a quantos Aspirantes Administrativos se candidatavam ao concurso para ascender ao cargo de Chefe de Posto, deste modo os colocando de sobre aviso para a quase impossibilidade de atender a todas as solicitações do cargo, tal era o seu número e diversidade : «Não te rales mas não te entales!».
Tempo é tudo
- Um chefe de posto com pouco brio e ainda menos gosto pela função, literalmente não trabalhava e costumava dizer que nada fazia porque o Estado lhe pagava não para trabalhar mas apenas e exclusivamente para estar em África !
Sobre a sua mesa - que deveria ser de trabalho -, uma no topo esquerdo outra no direito, mantinha duas pilhas de papeis encimadas por tarjetas em que se liam em letras garrafais:
ASSUNTOS QUE O TEMPO HA-DE RESOLVER... e
ASSUNTOS QUE O TEMPO JA RESOLVEU.
De tempos a tempos, passava alguns dos documentos de uma para a outra pilha e desta ultima outros tantos para o chão. Era difícil entrar no seu «arquivo.»
(Naturalmente foi processado e consta que posteriormente demitido !)
BOM APETITE !
- Um governador de distrito por ter como sobrenomes QUEIMADO PINTO, era conhecido por o Churrasco..
O MAL ATACA-SE NA RAIZ
- Num dos distritos angolanos , como Governador, foi colocado um militar que tinha FELGAS. como sobrenome
A cidade capital do seu distrito, era conhecida pela grande quantidade de mosquitos.
Chegado da Europa, pouco conhecedor das coisas africanas e no seu desejo de inovar, disse a alguém que estava a pensar tratar a praga, com alguns litros de petróleo (querosene) a derramar nas nascentes ao redor da cidade, para assim acabar com os insectos.
E evidente que logo granjeou o apelido de O MELGAS...
NEM TUDO O QUE PARECE....
- Uma das circunscrições de Angola, era particularmente indesejada já pelas lonjuras da sua localização, já pelo seu clima não muito agradável.
Esteve lá colocado um administrador que passava quase todo o tempo na sede do distrito, e poucos dias de cada mês na povoação onde deveria estar em permanência.
Ficou a ser conhecido por:
O Administrador de Sá da Bandeira, acidentalmente no Oncócua...
Leia estes textos completos a partir de 09/08/2010
Sem comentários:
Enviar um comentário