sábado, 21 de agosto de 2010

A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - Obstipação - Um mínimo de Decoro !!!- Bons Modos - Depoimentos

A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - Obstipação - Um mínimo de Decoro !!!- Bons Modos - Depoimentos

Obstipação

- Foi substituído o governador, por um outro muito mais discreto e menos eficiente.
Depressa o povo o cognominou de «O prisão de ventre».
Porquê ?
Porque o outro (o antecedente) sempre ia fazendo umas merdinhas !

Um mínimo de Decoro !!!

- Um administrador já aposentado, (portanto no mínimo e na altura com 65 anos) usava mosca (pequeno tufo de pelos que deixava crescer sob o lábio inferior) e por essa razão grangeara a alcunha de O Pêra d’Aço . (Esqueci ou mesmo nunca lhe soube o nome, do mesmo modo que só me recordo de Mendonça como sobrenome de outro, alcunhado de O 30 Cabelos, ou simplesmente 30, por tratar com doentio desvelo os pouquíssimos fios que lhe restavam da antiga cabeleira.

Bons Modos

- Um chefe de posto só, no seu jeep, devidamente fardado, mas desarmado e temerariamente (vivia-se «a guerra» -1965) cumpria um trajecto em que com alguma freqüência se sofriam emboscadas.
Tendo chovido copiosamente, à passagem de certo riacho – a vau - não hesitou: tentou e o riacho a tanto se opôs.
Fora do trilho habitual, a viatura assentou ambos os eixos e não houve forma de dali a remover nem com o recurso à tracção dupla e reforço de que dispunha.
O chefe, resolvido a aguardar pacientemente o abaixar das águas para então de novo tentar safar o carro, reparou num grupo de seis africanos que, a cerca de 300 metros, estáticos, mais ou menos encobertos pela densa vegetação o observavam.

Depoimentos

Meras quezílias ou mesmo graves questões familiares relacionadas com casamentos e divórcios, heranças e partilhas, negócios e/ou simples acordos entre os nativos angolanos, normalmente tinham raízes muito profundas que, as mais das vezes, se situavam distantes várias gerações.
. Assim é que, não raro, uma qualquer desavença do presente se fundamentasse em factos passados há três, quatro, ou mais gerações atrás..
Por esta razão, quando «a maca» ou «a endaca» (leia-se questão, discórdia, desavença) era levada à presença da autoridade que havia de a dirimir, os desavindos já tinham entre si discutido vários dias, semanas, meses ou até anos, e recorrido à sabedoria do próprio Soba.


Leia este tema completo a partir de 23/08/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário