sábado, 7 de agosto de 2010

Raizonline entrevista Paulo Filipe, jovem fadista canadiano

Raizonline entrevista Paulo Filipe, jovem fadista canadiano

O Raizonline, ciente do interesse que tem para a nossa língua, o aparecimento de novos artistas nas comunidades portuguesas no estrangeiro, que se expressem em português, ainda mais cantando o fado, a chamada canção nacional que tanto tem a ver com as nossas raízes e tradições, entrevista o jovem fadista Paulo Filipe, um luso descendente nascido em Toronto no Canadá, que cresceu tendo como língua materna o inglês.

Paulo Filipe nasceu em Toronto, Canada. Seus pais, Edmundo Carreiro e Lúcia da Conceição, são naturais de S. Miguel, Açores. Embora tenham emigrado muito novos para o Canadá nunca deixaram de ouvir música portuguesa no seu lar e por isso Paulo Filipe foi embalado ao som da mesma, muito especialmente o Fado.

Habituou-se a escutá-lo nas vozes de Frei Hermano da Câmara e Amália Rodrigues, entre outros interpretes, a Canção Nacional Portuguesa virou paixão. Este jovem, de uma impecável postura, personalidade, inteligência e sensibilidade extraordinárias, desde muito pequeno sempre mostrou vocação para artes.

Aos 8 anos foi viver com seus pais para a Ilha de S. Miguel mais precisamente na freguesia da Lagoa onde aprendeu a falar Português frequentando a escola primária daquela freguesia.
Teve enormes dificuldades no início daquela transição não só pelo facto de não falar o idioma português mas também por ter sido considerado um desconhecido pelos restantes alunos que constantemente se interrogavam sobre a sua aparência estrangeira a qual lhes causava uma certa curiosidade.

Ali permaneceu quatro anos durante os quais tomou parte no Grupo Cultural de S. Pedro bem como nas marchas populares da mesma freguesia levando-o a aprender e a gostar do Folclore bem dos costumes da gente micaelense. Talvez devido a essa experiência nunca mais deixou de falar a Língua de Camões e hoje sente um enorme regozijo em ser português.

Com doze anos de idade voltou para Toronto, sua terra natal, e foi a partir dessa altura que começou a descobrir onde seu coração estava situado que era exactamente no Canadá país onde viviam seus avós paternos; Alfredo José natural do Livramento e Maria da Conceição de S. Roque, Ilha de S. Miguel, pelos quais nutre um sublime amor.

Recorda os tempos em que ouvia seu saudoso avô cantando os fados; Não Venhas Tarde de Carlos Ramos e Aquela Janela Virada Pr'o Mar de Tristão da Silva que por certo o influenciaram de sobremaneira.

Paulo Filipe recorda nostalgicamente seu avô paterno e os momentos que com ele conviveu porque este jovem que irradia um enternecedor sorriso tem um coração d'ouro e sabe conquistar amizades e guardá-las religiosamente.
Aos 14 anos descobriu um talento, que até então, nunca se havia apercebido: cantar.

Leia este tema completo a partir de 09/08/2010

3 comentários:

  1. Há alçguma possibilidade de vcs postarem um áudio do fadista?

    ResponderEliminar
  2. Na página de biografia e percurso profissional do autor estão dois vídeos. Estamos à espera que o autor nos envie gravações para metermos na nossa rádio: http://raizonline.listen2myradio.com/.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante. Sucesso ao jovem cantor e parabéns à Arlete!

    ResponderEliminar