domingo, 22 de agosto de 2010

Protestos, nudez, e comunicação - a bunda à mostra resolve tudo? - Por Se Gyn

Protestos, nudez, e comunicação - a bunda à mostra resolve tudo? - Por Se Gyn

Zapeando pelas mensagens de e-mail, encontrei uma nota enviada por uma colega, falando de um flash mob ocorrido nos EUA, denominado «No Pants Day». Leiam.

«Passageiros andam só de cueca e calcinha no metrô nos EUA. Apesar das temperaturas baixas e do rigoroso inverno no Hemisfério Norte, usuários do transporte público em várias cidades passaram o domingo sem as calças em trens urbanos.
Tudo isso graças ao «No Pants Day» (ou «Dia Sem Calças»), uma brincadeira coletiva que começou em Nova York em 2002 e já está na sua nona edição.

Os organizadores do evento, o grupo Improv Everywhere, afirma que três mil pessoas participaram da brincadeira em Nova York. O evento também já se espalhou por mais de 43 cidades em 16 países.»

Não consegui achar a fonte do texto, mas, segundo o que andei lendo na Internet, a idéia por trás da iniciativa é colocar nas ruas e meios de transporte de massa, pessoas sem as calças, se comportando de maneira usual, com o intuito de quebrar o tabú urbano do uso de roupas - isto é, uma pequena bobagem supostamente bem humorada.

Digo bobagem, porque a roupa, em todos os sentidos, não pode ser considerada menos que uma conquista e sinal de civilização.

O flash mob é um tipo de manifestação intimamente ligado à cultura internética - e constitui em manifestação organizada através das redes sociais da web, que resultam no ajuntamento de interessados e realização de um evento de curta duração, em um lugar previamente estabelecido.

Os objetivos dos flash mobs podem ser os mais diferentes, desde o protesto, a homenagem, a dança ou, mesmo, a realização de uma brincadeira de crianças, mas a finalidade parece ser a mesma - a simples e breve celebração do encontro de pessoas com um mesmo gosto, vontade ou afinidade.

Mas, o evento que citei envolve uma tipo específico de atitude em público - a exibição do corpo quase nu, em público.

E é disto que quero tratar. Virou moda a manifestação individual ou coletiva em favor das mais diversas causas (inclusive públicas) com a prática do nudismo. E eu tenho tentado entender a razão pela qual, pelas mais díspares causas, as pessoas tem preferido a nudez ao discurso e atitudes convencionais (reunião em público, palavras de ordem, protesto, etc. ).

O leque de opções de expressão não é o bastante? As pessoas não sabem mais se expressar de uma forma usual - com a fala, gestos, e expedientes assim? Ou é só através da provocação da surpresa, do choque, do asco ou horror, que é possível chamar a atenção?

Leia este tema completo a partir de 23/08/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário