sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vou-me embora para uma qualquer Pasárgada - Por Afonso Santana

Vou-me embora para uma qualquer Pasárgada - Por Afonso Santana

Este poema que se segue, da autoria de Tom Jobim - Chapadão é um poema famoso como o seu autor e segundo a sua esposa, Ana, levou 8 anos a completar. Em rigor não se pode estabelecer uma ligação imediata entre o Chapadão e o poema de Manoel Bandeira mas «sente-se» que existe essa mesma ligação.

Os termos «vou-me embora, vou-me embora» estão presentes, a ideia de Jobim (muitas ideias) não seguem propriamente um guião temático, saltitam estrofe a estrofe e uma conclusão bem rápida que se pode tirar é que de facto Jobim não tem uma Pasárgada definida, mas sim um conjunto de situações e sobressaltos imaginativos que fazem do seu Chapadão tudo e coisa nenhuma ao mesmo tempo e em tempos diferentes.

Mas o melhor é mesmo ler e ouvir abaixo em vídeo...

Chapadão - Tom Jobim
Vou fazer a minha casa
No alto do chapadão
Vou levar o meu piano
Que ficou no Canecão

Vou fazer a minha casa
No alto do Chapadão
Vou levar don'Aninha
Prá me dar inspiração

Vou fazer a minha casa
No alto de uma quimera
Vou criar um mundo novo
Inventar nova megera

Vou fazer a minha casa
Com largura e comprimento
E peço ao Paulo uma sala
Pra botar Aninha dentro

Leia este tema completo a partir de 09/08/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário